quarta-feira, 20 de abril de 2011

Gancho Vermelho !

O post anterior ‘ Tapete Vermelho ‘ me fez refletir muito, como previsto.E me dei conta de que esse tema dá muito pano para manga! Por isso, resolvi fazer um gancho inevitável: um post todo especial para a cor que está presente em praticamente todas as cartelas do inverno 2011!

O vermelho sempre foi sinônimo de sensualidade e feminilidade, mas obviedades à parte, a cor que andava um pouco esquecida na cartela de cores das últimas estações voltou a rondar nossos olhares no último verão, mas só engrenou de fato nesse inverno. E pelo o que os meus olhos e vitrines indicam na viagem de pesquisa à Paris este mês, continuará no próximo verão com toda força (fica a dica!). Enfim, o vermelho voltou e ninguém pode negar! Repaginado, é claro. Há quem continue a empregá-lo naquele mesmo contexto de mulher sedutora, mas como a moda e os grandes criadores estão aí para nos surpreender e nos fazer repensar de maneira inovadora, nessa temporada o ‘vermelho’ fugiu do óbvio. Ufa! Em vez de vestidos decotados e mínis, podemos encontrá-lo em ternos com shapes renovados e em peças com um toque masculino como fez o Givenchy. O shape mais clássico do Marc by Marc, mas não menos rebelde, encaixa perfeitamente na proposta college/grunge londrina que Marc Jacobs se aprofundou. Ainda sim, meu preferido é o maxi-casaco sugerido pelo Yigal Azrouel. Vamos analisá-lo ? A peça está cheia de informações e opostos por trás dos panos. O shape do casaco pontua uma proposta SUPER moderna, mas que é suavizada exatamente pela escolha da cor. Ele não seria tão interessante se não juntasse esses dois oposto: a modelagem moderníssima com uma cor tão clássica e vintage. O minimalismo também é quebrado pelo tom forte de vermelho, exagerado. Contrário do que prega essa onda mínimal. E é claro, apesar de ser um shape esportivo/urbano, ele não fica mais elegante e chique nesse tom? Adoro a modelagem desconstruída por zíperes! Além disso, outra vertente é associar o vermelho a uma imagem mais romântica e delicada, como no trench coat do Tommy Hilfiger, incrementado com laços e com o comprimento acima do joelho (ver looks na imagem acima). 
Muito mais interessante, e mil vezes mais elegante, o vermelho perde qualquer rótulo de vulgaridade quando colocado de maneira inovadora, aí estão todos os exemplos como prova!


Os tons variam de vermelho-sangue (quase alaranjado) ao vinho, sem medo! O interessante também é acompanhar esse processo de migração e adaptação ‘passarela X vitrines’, como por exemplo, o caso da calça vermelha. Ela hoje virou um hit da estação e já pode ser encontrada em diversas lojas, mas precisou de certo tempo para que as pessoas se arriscassem e a aceitassem. O mesmo ocorreu com o batom vermelho, que está estampado em todos os editoriais de moda e beleza atuais, hoje alguns já arriscam o seu uso, tendência capciosa que voltou junto ao estilo ladylike proposto pela Louis Vuitton na campanha de fall2010.


Como prometi não falar simplesmente das tendências, mas sim o que está por trás delas, vale uma reflexão: será que essa onda vermelha é uma ratificação da febre juvenil ‘Crepúsculo’ e vampiresca que invadiu o mundo? Ou será uma conseqüência desta? Quem inspirou quem, hein? E vem mais overdose vermelha por aí, o filme da história ‘A Chapeuzinho Vermelho’ estréia já já! E adivinhem quem é a diretora? Catherine Hardwicke. Isso mesmo, a mesma de Crepúsculo. E vivam as coincidências!


p.s : Confiram o trailer do filme !

2 comentários:

  1. Depois desse post fiquei com vontade de ir ao shopping e comprar uma peça vermelha amiga!!! Vamos ? Hahaha

    ResponderExcluir
  2. Confesso que comprei o Russin Red da coleção mulher maravilha da MAC e ele olha pra mim e me namora .. depois dessa ele me ganhou..rs !
    Ta ficando muito boa nossa "leitura diaria".
    beijosss

    ResponderExcluir