segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bandeira branca, amor...

Mar branco nas passarelas de verão 2012. ( fonte:google)

Já falamos aqui no blog sobre a tendência super colorida que invadiu as passarelas, revistas e vitrines no verão europeu (e a viagem que ela fez até as coleções brasileiras!). Chegou a hora então de falar da outra vertente fortíssima, completamente oposta à ‘color block’ : o total white. É comum observarmos referências muito opostas no auge simultaneamente, isso quer dizer que a moda é uma gangorra, um jogo de pergunta e resposta. Se há muito luxo, vem o minimalismo. Se a feminilidade está em alta, as referências boysh entram em cena. Se as cores estão vivas demais, o branco ressurge, e assim consecutivamente. Foi exatamente o que aconteceu no verão2012 : enquanto Prada, Gucci e Marc Jacobs desfilavam uma estação rica em cores e tons marcantes, Ralph Loren, Alexander Wang e Tibi mergulhavam em looks totalmente brancos, alcançando no máximo o off white.


Dolce & Gabanna e Erdem - o branco em clima romântico e bucólico. (fonte:style.com)

O branco do próximo verão vem de mãos dadas com o clima rústico, ou seja, o tom está em tecidos que caracterizam essa rusticidade, como a renda, crochê e tecidos esvoaçantes. Nesse clima bucólico e romântico, peças como o vestido longo da Dolce & Gabanna e os vestidos mini super femininos da Tibi ganham destaque no quesito ‘tem que ter’, como a ELLE publicou este mês. Já a atmosfera vitoriana é muito bem interpretada pela Erdem, que destaca a feminilidade em shapes clássicos como a camisaria e a saia godê na altura do joelho. E tem mais novidade: o uso de diversos tipos de renda, voil e tecidos fluidos acarretou no destaque de outra tendência, a transparência!

Ralph Lauren e Tibi : feminilidade. (fonte:style.com)


Matéria da revista ELLE destaca o vestidinho branco como peça chave do verão. (fonte:google.com)

E olha outro contraponto! Enquanto uns apostam no branco com cara de romantismo puritano, outros levam o tom até o minimalismo urbano. O branco passeia por todos os shapes e climas. Alexander Wang e Stella McCarney o trabalharam em peças de alfaiataria: clássicas e modernas ao mesmo tempo.
Stella McCartney e Alexander Wang : faceta moderna do branco na alfaiataria. (fonte:style.com)

As vitrines de lojas como a Naf Naf, que também investiu nessa proposta, estão todas vestidas de branco (não reparem na qualidade da foto, pois foi clicada por mim em Paris). Até na revista mensal da H&M há uma pauta dedicada ao total white, envolvida em um clima delicioso de espuma do mar. Bom, eu aposto que a brisa brasileira é até mais refrescante que essa, e que as marcas locais vão tirar de letra essa adaptação !


Vitrine de verão da Naf Naf (by me!)
 
Revista de verão H&M (fonte:google.com)
Revista de verão H&M (fonte: google.com)

4 comentários:

  1. Adoreiiiiii o post sobre branco, eu particularmente sou doida pro branco!!!Muito bom amiga !

    ResponderExcluir
  2. Carol tá mandando muito bem nesse blog, parabéns!!! Branco não cansa... mesmo p/ dentista, ahahah. Rola uma dica???

    ResponderExcluir
  3. Amiga arrasou, aqui tem muuitas vitrines brancas, principalmente H&M.. completely white !!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa outro dia eu notei, o quanto de roupa branca que tenho no meu armario, eu gosto mto tb !

    ResponderExcluir