quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tendência de verão : Color Blocking






No último post falei sobre as influências artísticas de Pierre Cardin e como o próprio influenciou as artes também. O estilo art déco foi um dos principais parceiros do estilista na sua carreira: looks geométricos, linhas retas e o minimalismo davam o ar futurista às peças do designer. Bom, já sabemos que a moda é assim: nada se cria e tudo é ‘releitura’. E depois da Gucci, Prada e Marc Jacobs se inspirarem nessa vertente, é claro que elas estão de volta! O conceito ‘color block’ está sendo apontado como a principal tendência para o verão 2012 (algumas revistas brasileiras adiantaram a tendência para o nosso inverno), e é venda certa no Brasil já que o clima tropical combina perfeitamente com essa miscelânea de cores.


Looks coloridos e minimalistas de Pierre Cardin (fonte:google)


Inspiração Art Déco : geometria e cores. ( fonte:google)

 A tendência ‘color block’ prega exatamente a mistura das cores primárias e secundárias, bem ao estilo Cardin, para criar looks inteiros com cores fortes. Em contraponto a isso, os estilistas precisaram segurar o freio no shape das peças, ou seja, se a cor já é forte demais o modelo da roupa ganha um toque mínimal. Podemos assim, alcançar um equilíbrio estético e nos livrar do medo de errar a medida, nada demais e nem de menos.

Looks do desfile da Gucci verão2012. ( fonte:style.com)


Vale lembrar que o que é desfilado na passarela é interpretado como conceito, tirando raríssimas exceções. Por isso é natural acharmos os looks de desfile muito montados e escandalosos, mas dalí saem de fato os principais modismos da estação. As idéias dos estilistas são interpretadas e reeditadas em peças comercias, aí sim, o que o consumidor vai achar nas araras. A Zara sempre faz essa viagem com perfeição: capta a aura dos desfiles e a interpreta em roupas que todos têm vontade de vestir. O lookbook desse mês tem como tema central a super tendência das cores num só look, o stylist impecavelmente clean mostra exatamente como devemos usar (de maneira inteligente) os blocos de cores: peças secas e sem informações extras, como por exemplo, bordados, aplicações e estampas exageradas.

Gucci, Prada, Louis Vuitton e Jil Sander - desfiles verão2012. (fonte:style.com)


Lookbook Zara Abril

E existem aquelas tendências que saem das passarelas direto para as lojas, sem adaptação alguma : foi o caso da listras coloridas da Prada, que podemos ver no terceiro look da Zara acima, mas isso é assunto para amanhã. Uma quarta bem colorida para todos !


( post publicado em 05/05 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário