terça-feira, 17 de maio de 2011

Que climão !

Clima invernal no Rio. ( fonte: globo.com)


Depois de muita expectativa, finalmente o ‘frio’ resolveu dar o ar da graça em terras brasileiras. E mesmo assim ainda não é aquele frio capaz de propor looks invernais maravilhosos (pelo menos no Rio!), mas a brisa de outono chegou para nos animar com as compras de inverno. As lojas fatalmente levantaram as mãos para o céu para agradecer a São Pedro e as vendas, porque se a chuva não vem, é difícil convencer o carioca que as peças de inverno valem realmente a pena. O calendário da moda está tão acelerado que pudemos conferir este ano lançamentos de outono/inverno no mês de fevereiro/março, ou seja, em pleno verão e carnaval no Brasil. Soa muito estranho para mim, e olha que sou uma consumidora como vocês (mesmo sendo profissional da área). A questão é: eu não tenho o desejo de vestir e muito menos comprar casacos de aviador e galochas enquanto à única chuva que cai por aqui é a de verão. O mais engraçado é ver os shoppings entrando nessa ciranda também, é só repararem na temperatura dos ares-condicionados na época dos lançamentos de inverno, dignos de pólo norte! Parece que todos estão de mãos dadas querendo enganar a nós, ‘pobres’ consumidores. E tenho certeza que essa aversão as antecipações sazonais em prol de vendas mais rápidas não é só da minha parte, e sim do mercado. Não é a toa que todas as marcas se depararam com vendas fracas e shoppings vazios até então. A discussão que cabe aqui é a seguinte: essas antecipações realmente surtem efeito numérico nas vendas ? O calendário da moda no Brasil está de fato tentando se igualar ao calendário Europeu?  Eu sinceramente não sei, mas é obvio que é uma missão impossível já que vivemos em hemisférios opostos. Acho que o que as marcas e estilistas deveriam fazer é levar profissionalmente a sério o NOSSO calendário, e se adequarem a ele. É notório que o nosso verão é mais longo que o nosso inverno, por isso criar coleções rigorosamente semestrais é uma armadilha das grandes. E digo mais, liquidar o verão em pleno dezembro, no auge da estação, também é! Pronto, falei.

Encarte Rio-à-Porter verão 2012 (fonte: rioaporter.com.br)
No meio dessa confusão toda parece que o calendário de desfiles e feiras de compras estão acertando. Logo logo começa o Rio-à-Porter e o Fashion Business aqui no Rio, eventos rivais  e praticamente simultâneos aonde lojistas e compradores já poderão conferir as coleções de verão 2012 ( todas aquelas tendências que tenho falado por aqui!). E você deve se perguntar: ‘Mas como estão lançando verão se estamos em pleno inverno?’. Fácil! Corretamente, esses eventos acontecem meses antes da estação para que todas as peças sejam entregues a tempo (gosto/setembro) nas lojas, exatamente na época de lançamento do alto verão. Ou seja, esses eventos não acontecem para que os consumidores finais façam as suas compras. Na verdade, nem existem consumidores como nós por lá. Lá, são feitos pedidos aos fornecedores que expõe sua coleção, e que vão entregar tais mercadorias em grande quantidade aos seus revendedores futuramente. É uma feira de negócios na essência, do tipo 'quem dá mais!',mas com muita classe! E olha que loucura maior: imaginem quando que essas equipes de estilo começaram a pesquisar o verão 2012 para que ele estivesse pronto agora nas araras? Um ano antes, no mínimo! Ufa, é mesmo uma confusão, e das boas. Vale a pena ficar de olho para ver aonde essa obsessão por vendas desenfreadas vai parar, principalmente em tempo de inflação.

Encarte Fasihon Business verão 2012 (fonte: fashionbusiness.com.br )

3 comentários:

  1. Amei a parte do post que vc coloca que as nossas marcas e estlistas tem de se adequar ao nosso calendario, acho realmente inadimissivel e irritante em ple ainda no nosso verao com um calor danado termos ja que encarar nas araras casacos e mais casacos afff, pronto, falei tb, parabens, se todos falarem, quem sabe...

    ResponderExcluir
  2. Carol, tem como entrar em contato comigo? preciso te mostrar algo urgente. Abraço
    priscila.andrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo, muito bem postado!!!!!!O que mais me incomoda é andar no shopping em pleno verão e olhar as vitrines já com roupas de inverno, chega a me dá aversão!!!!!!!
    Bjs,
    Tia Sheyla

    ResponderExcluir