terça-feira, 28 de junho de 2011

Consultoria e produção de moda - Stenio Madeira



Resolvi dividir com vocês um trabalho fresquinho que acabei de desenvolver para o cantor Stenio Madeira. Ele me convocou para assinar a produção de moda e artística das suas fotos de divulgação, além de prestar uma consultoria de moda caprichada para a reformulação da sua imagem nessa fase de projetos.




A idéia de vincular a imagem de um cantor popular a um conceito sofisticado surgiu de uma análise do perfil dos cantores da área. Afinal de contas, porque um artista que pesquisa além da música, todas as outras artes, tem que ser taxado como ‘cafona’? Eu me fiz essa pergunta e cheguei à conclusão de que esse estereótipo foi criado exatamente porque esses cantores sempre ‘não se preocuparam’ em passar uma imagem adequada e atual. É uma regra básica: por mais que esses sejam pessoas, eles são produtos no mercado fonográfico e precisam ser vendidos. A imagem que esse artista passa para o seu público pode ser fatal aplicada ao ditado  ‘a primeira impressão é a que fica’, por isso, trabalhar tal impressão é fundamental para não criar uma rejeição imediata de outros públicos que nem ao menos ouviram a música do cantor. A música é boa sim, e a imagem segue a mesma linha!


O processo de pesquisa de um consultor de imagem se resume a procura de referências visuais de determinado estilo a partir do momento que esse foi escolhido como base. No caso do Stenio, fomos atrás de figuras que representavam exatamente o que a música dele transparece: qualidade, sofisticação e despojamento. As peças e o estilo incorporado são a alfaiataria despretensiosa, que une o clássico, o vintage e o moderno simultaneamente. Depois do perfil determinado, é hora de limpar o guarda roupa do cliente a fim de peneirar o que se enquadra ou não nesse conceito. Graças a Deus, o Stenio se veste exatamente como o perfil escolhido, e o que ele precisava de fato, ira apenas de novas informações que só uma profissional da área pode fornecer. A partir daí, restava à fase das compras. Selecionamos peças que ele já tinha e fomos bater perna atrás de outras novas para complementar o visual.




A montagem dos looks foi minha responsabilidade (ui!), além de toda a idealização das fotos. Tínhamos que escolher um local que se comunicasse perfeitamente com o conceito e chagamos imediatamente a Santa Tereza, bairro recheado de referências culturais no Centro do Rio. Além disso, a escolha de um fotógrafo que compreendesse e mergulhasse de cabeça nesse projeto foi fundamental. A Luisa Marinho se comunica bem comigo, e principalmente, as fotos dela se comunicam perfeitamente com o conceito estudado e o clima idealizado!


O resultado é esse, trabalho de qualidade e inovador! Fiquem de olhos (e ouvidos) atentos ao trabalho do Stenio Madeira, por que fatalmente, terá o meu dedinho também !


Beijos Carol Gama.

6 comentários: