segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pesquisa de tendências - Japão






Há uns bons anos atrás, os principais bureau de pesquisa de tendências do mundo incluíram os centros urbanos japoneses em seus roteiros de pesquisa, o que renovou o antigo eixo da moda Paris-Milão-Ny. A economia e cultura japonesa se solidificaram e atualmente dominam a era global através do forte avanço tecnológico e industrial, o que resultou em uma sociedade de consumo massivo e vidrado em novidades. Como centro fervente de descobertas e crescimento, não seria surpresa que milhões de referências estéticas inovadoras surgissem de lá, e esse caldeirão cultural - resultado do mix de referências da própria cultura tradicional hipônica com os insights da América e Europa - fez com que a nova geração japonesa descobrisse um mundo cheio de possibilidades. A verdade é que mesmo com um forte apelo consumista, a moda exerce um papel muito mais extenso/importante para esse povo, acostumado à rigidez e disciplina pouco liberal característica do Japão. O papel social da moda é curinga no dia-a-dia dos jovens japoneses, que a encaram, acima de tudo, como ferramenta de comunicação e expressão tão reprimida séculos atrás.  O Japão é o país da inovação, e fatalmente esse vanguardismo se refletiu na sociedade. Não seria diferente com a moda, não é mesmo?
A partir do momento em que Tóquio e outras capitais japonesas se tornaram referência de moda, milhões de site de streetstyle entraram em cena para abastecer aqueles que não têm o privilégio de visitar a cidade e assistir aos desfiles do cotidiano ao ar livre. Mas é claro que a percepção de quem está lá é bem mais apurada e sensível do que a nossa, que acompanhamos essa evolução via internet. Bom, eu AINDA não tive a oportunidade, mas através do Cristian Faxola,  web designer do caCOOL que visitou o país a trabalho, poderemos dividir algumas fotos inspiracionais da capital. Porém, como bom primeiro mundo que se preze, fotografar vitrines e lojas é um pouco complicado por lá, por isso, também separei algumas fotos de streetstyle do www.tokyofashion.com, site que serve constantemente de pesquisas minhas.

Existem várias referências atuais nesse look, como o floral, o mix de estampas e o shape lady like. É bem verdade que as japonesas não dosam as tendências, o que muitas vezes podem refletir looks caricatos mas muito interessantes.

A dupla de amigas bem mais reais, mergulharam na década de 70 para isnpirar a produção : saia longa, bata e túnicas, bolsa de palha e couro caramelo. Rústico e atual.

O look vanguardista pontua o shape oversize, colorido e com peças ícone como a jardinheira e a camisaria. P.s: esse é só o primeiro cabelo colorido dos muitos que já vi. Será que pega ?

A combinação de cor sensação da temporada : vermelho + preto. O sapato de salto com meia de renda e os mega fones coloridos brincam com o vintage e moderno.

Mais um look típico e repleto de tendências de verão : pois, comprimento no joelho, mix de estampas e tamanco.

Produção romântico-retrô : cardigã navy, acessórios em soft color blocking e meia calça e pois. P.s : unamimidade dos cabelos com franjas, TODAS as meninas usam.


Gostaram ? É a partir dessas simples análises que muitas tendência já dissolvidas por lá chegam até nós. Vivam os cool hunters e o Japão, que nos permite viajar (para bem longe) com intensas e divertidas abordagens !

Beijos Carol Gama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário