terça-feira, 27 de setembro de 2011

Milão Fashion Week - Fifties




Depois da correria de Nova York e Londres, chegou à vez de Milão desfilar a sua semana de moda! Os últimos desfiles aconteceram domingo, e aos poucos eu vou atualizar o blog sobre tudo o que aconteceu (não só nela, mas também ‘linkando’ ao que já havia sido desfilado e o que ainda vai ser, pois a mais importante semana de moda, a de Paris, está por vir!!). Ou seja, chegou à parte mais divertida do ano: pontuar o que houve de comum e diferente entre todas as semanas de moda, para que assim, as tendências-chave do Spring Summer 2012 sejam reveladas!


Hoje resolvi abordar um tema maioral, ou quase isso. É comum que uma referência seja elevada ao posto de ícone da temporada, o que tem sido cada vez mais a difícil na medida em que os designer exploram as suas individualidades, ou em paralelo, muitas referências juntas. Mas há uma diretriz, sempre! Um senso comum em conseqüência das necessidades dos consumidores, dos reflexos econômicos e tudo mais. ‘Cool huntices’ a parte, a verdade é que a palavra da vez é o vintage. Muitas referências das décadas passadas estão em voga, e os estilistas não se esforçam nem para escondê-las. É túnel do tempo MES-MO!











Já havia falado sobre as saias godês no NYFW, os conjuntinhos e o babado acinturado. Pois é, isso tudo engloba o revivel da década de 50. Inevitavelmente, o mood romântico, feminino e delicado foi muito abordado em Milão também, e confirmado pelas grandes marcas ‘following’ que desfilaram por lá: Prada, D&G, Blumarine e por aí vai. Como o assunto já é pauta desde o último inverno, dessa vez, ele surgiu mixado a outras inspirações também – 40 e 60 estiveram por lá. Parece que essa trinca retrô é o norte do Spring Summer 2012 : hot pants, saia godê, New Look de Dior, estampas pradrão como pois e xadrez vichy, cintura marcada, plissado, tons românticos, lenços, decote coração, camisaria e muito mais. Mas tem um porém: em Milão, a doçura das ladylikes foi quebrada por uma pitada de calor. Algumas abordagens ainda são menininha, já outras mais apimentadas como na Dolce & Gabanna, que literalmente usou e abusou do tempero. Pimenta neles!

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