segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Inverno 2012 NY | Desenhos e Ilustrações








A sementinha da ‘ilustração’ já estava plantada quando saí do Brasil, e por isso, foi só colher em NY alguns frutos dessa inspiração! Além das clássicas barraquinhas instaladas por diversos pontos da cidade aonde é possível adquirir não só ilustrações dos primórdios da Vogue por 5 dólares, como mil fotos e painéis retrôs com ícones da cidade ( atenção: Audrey e sua aparência gamine é tendência até a sua última guimba de cigarro !) , também me deparei com uma enxurrada de desenhos de moda inspirando o Inverno 2012. Estampadas nas t-shirts, nos muros, e nas vitrines - como da Saks -, o importante é que o DESENHO está desenhando a estação e a deixando, definitivamente, mais divertida em meio a tantas referências clássicas.  Vale tudo dentro do universo do desenho artístico: desenho infantil, desenho de moda, quadrinhos, e afins. Mas sempre há um ar ‘fofo’, lúdico e é claro, com traços quase ingênuos.

Saks - inverno 2012


Saks - inverno 2012


Saks - inverno 2012


As vitrines, por exemplo, mixavam sempre a imagem do real com o irreal. Na Saks, os manequins quase humanos brincavam com um universo desenhado : balanços, carrinhos e toda a interferência do ambiente era tracejada em P&B. Já na H&M e na Zara, as roupas ‘de verdade’ pareciam vestir bonequinhas de croquis com direito a boca carnuda e rosto arredondado. Mais uma vez, a menina que inspira a coleção a veste nas vitrines das lojas. O que ajuda, e muito, a consumidora a embarcar nessa viagem ao passado!

Zara - inverno 2012


H&M - inverno 2012


De novo, as estampas com ícones infantis é hit : Bambi, Mickey, Charlie Brow, e tantos outros (moderninhos ou não), garantem o aspecto lúdico da estação. No inverno mais girlie e pomposo dos últimos tempos, as golinhas colegiais são sempre arrematadas com os sweaters estampados por esses personagens históricos. Teve até coleção dedicada à Hello Kitty na Forever 21!



E dando um pulo do ‘popular’ ao ‘luxo’, o querido Marc Jacobs criou a sua personagem-desejo-desenho como de costume - A Miss Marc. A fofa bonequinha estampa t-shirts, eco bags, capas para iphone e ipad, e tudo mais que grita ‘desejo’ no ouvido das clientes mais antenadas. E o melhor, a fofura é acessível!



E tem mais! Tiver o prazer de assistir ao novo musical do Homem-Aranha na Broadway, e já adianto que é simplesmente IMPERDÍVEL. E se o assunto é desenho, o herói dos quadrinhos não poderia ficar de fora. A mistura real e irreal desenhou mais uma vez a viagem: em meio a tanta tecnologia, figurinos atuais e vistas de NY, o cenário surpreende e é um assunto à parte. Ele é todo construído com desenho e se transforma em dobraduras, como se realmente estivéssemos virando a página dos quadrinhos. Mágico - e me lembrou a Saks! 

Fonte : Divulgação








Gostaram ?


Beijos,


Carol Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário