segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Poá, poá e mais poá !






Apesar de minha cabeça estar fervilhando e totalmente voltada para as futuras estações, não acho nada justo com os queridos leitores que vivem o presente abordar apenas assuntos invernais! Cedo ou tarde, finalmente o verão começou a dar o ar da graça, e para celebrar a sua real chegada, resolvi pontuar os assuntos que já estão e continuarão em alta. Satisfação dupla e antecipação inteligente: o verão e o inverno de uma só vez para que vocês possam consumir sem medo essas tendências que, fatalmente, vão atravessar a estação e superar as barreiras do clima!



O poá, pois, polka dot ou simplesmente estampa de bolinha, está rondando o mundo fashion há mais ou menos 1 ano quando Marc Jacobs e outros designers o abordaram nos desfiles Spring 2011. Depois do verão, o assunto deu muito pano para manga e superou a dinâmica fashion, se mantendo em alta até os recém-desfilados Spring 2012. Resultado : overdose do print mais clássico e feminino do mundo! E se o ícone dos Anos 50 foi capaz de atravessar as estações, isso significa que a década-referência da estampa também está com tudo. Há tempos venho falando sobre a tendência superfeminina cinquentinha (pin-up, saias godês, camisaria e afins), e esse é exatamente o clima predominante das peças de poá.



Além das clássicas bolinhas em P&B, outras versões mais ousadas ganharam os corações fashionistas. Em falar em coração, teve até poá de coraçãozinho por aí – fofo até dizer chega! Maxi bolas, coloridas (principalmente com fundo vermelho) ou divertidas, a verdade é que a estampa sopra um ar vintage e propõe looks delicados tanto para o verão quanto para o inverno. A dose de modernidade fica por conta do mix dos mais diversos prints da referência, super possível atualmente com a ascensão da miscelânea de estampas. O algodãzinho ainda é o tecido preferido das peças, até porque, mais comercial do que ele não há. Porém, há quem explore e inove nos beneficiamentos e na maneira de recriar o clássico. Foi o caso da maravilhosa Stella McCartney, que reinventou a estampa aplicando as bolinhas em micro-tule e cortadas a laser. O efeito sexy causado pela transparência do tecido é lindo e inovador, poá à flor da pele mesmo! O vestido é hit e o mais copiado do inverno, e todas as lojas de departamento já o expõem nas araras para felicidade da massa. Além dessa, a transparência realmente parece ser a saída mais ‘calliente’ para deixar a estampa mais invernal. Daí criou-se duas vertentes da estampa: a clássica feminina dos anos 50 e a black fetichista - verão e inverno (não necessariamente nessa ordem).



Mas o print não se restringe só as camisarias, vestidos e saiotas! O poá foi parar nos sapatos, guarda-chuvas, óculos escuros, meias-calças e pode crer, até nas unhas. A overdose está completa, e apesar de não ter nevado em NYC, mais pareceu que a nevasca invadiu as lojas e salpicou as coleções, deixando-as todas pintadas de bolinhas brancas!

O clássico poá de fundo vermelho no manequim 'boneca' do Moschino, na Sacks.
Em todos os lugares, e principalmente nas golas, na H&M.

A transparência e o brilho do poá na camisaria da Alice & Olivia, na Sacks.







Um comentário: