quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Overdose de Nick Minaj e M.IA !





Música e moda cantam e vestem comportamento – não necessariamente nessa ordem. As duas artes se influenciam desde sempre, por isso, é comum nos chocarmos na história com estrelas da música que, além desta, reluzam também o seu vestuário. Tanto que esses tais ícones acabam se confundindo, não é mesmo? Muitas vezes, nem nos lembramos se o carinha surgiu da música ou se a moda surgiu dele. O que importa é que a sua mensagem seja a mesma nas duas artes e comunique igual e intensamente nessas duas vertentes de massa - aí não é fake, é essência. Ganhamos nós! Indignação, repressão, sensualidade e, até mesmo, a simples vontade de ‘crescer e aparecer’ são alguns dos causadores de uma roupa assim ou assado. Por esse último fator (e por conta também de uma boa dose de ironia, diga-se de passagem) os estilos extravagantemente estranhos adotados por algumas cantoras atuais tem se disseminado. Ou seja, vale ser fake propositalmente!




Antes se falava de Lady Gaga, agora as bolas da vez são Nick Minaj e M.I.A.  As duas hip hop girls andam conquistando, além dos fãs, diversos veículos de moda  mundo a fora. Nick ganhou diversas capas Vogues de norte a sul, e na última matéria sobre a rapper, que saiu na recém-lançada Vogue britânica de março, ela aparecer à La Avatar sedutora: pele azul, vestido vermelho e cabelo rosa. Color blocking incorporado na pele! No Brasil, a mesma revista dedicou uma super matéria a ela em sua última edição. A capa by Adriana Lima é linda, mas não se deixa enganar pela superfície – o conteúdo do folhetim fashion está ir-re-sis-tí-vel. Já M.I.A,  lá fora é queridinha da QG e outras mais, por aqui, a revista Serafina da Folha de São Paulo dessa semana também ousou citar o seu estilo árabe ousado.



Misturar, gritar e exagerar é o lema no estilo de ambas as moçinhas, que adoram e exploram looks atuais, divertidos e originais nesse mood de overdose. Eles contam com dose extra de praticamente tudo: estampas, cores, brilhos, acessórios e, principalmente, influências. Talvez por suas heranças culturais (Nick nasceu em Trinidad e Tobago e M.I.A tem origem do Sri Lanka ), a verdade é que as duas sabem misturar referências globais como ninguém. A urbanidade está lá, afinal de contas, elas são fruto dessa geração pop de rua, mas além dessa, suas produções contam também com boa dose de tribalismo, orientalismo e barroquismo. Print geométrico vibrante se confunde com grafites, que se mesclam a motivos barrocos e beneficiamentos de diversos lugares do mundo (índia, áfrica...). Desvendar os looks das meninas é tomar uma coça de cultura e brincar de Onde está o Wally?, ou seja, divertido e sábio. Acima de tudo, é kicth e é para aonde os ventos da moda sopram: ao infinito e além! Ser cafona, definitivamente, está na moda. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário