quarta-feira, 4 de abril de 2012

TOP 10 | Outono Inverno 2013 | Over


O quarto, apesar de não ser o primeiro, é o tema mais importante do nosso TOP 10 Outono Inverno 2013. Digo e repito: ser over está na moda! Como a maioria das outras tendências, a extravagância também é pura evolução dos hits da temporada de verão. Prova viva e atual, as revistas de moda desses últimos meses reluzem campanhas (como exemplo, Prada e suas máxi joias) e editoriais exuberantes. Para o próximo inverno, a evolução não é natural – muito pelo ao contrário. O tema ‘ over ’ exalta tudo o que existe de mais montado, exagerado e fake no universo fashion.  Praticamente todas as importantes marcas apostaram em materiais diferenciados para desenvolver suas coleções, o que garante ainda mais exclusividade a essas peças-desejo. Será que essa foi a saída encontrada pelas grifes para driblar as cópias em massa? Parece que sim, já que ninguém duvida que os ricos bordados, texturas inovadoras e matérias-primas nobres elevam a dificuldade de reprodução e comercialização barata. A onda é ‘altocosturar’ o pronto-para-vestir ! 


De volta ao luxo ostensivo, outra grande aliada de marcas como Prada, Louis Vuitton e Miu Miu em busca dessa estética over, foram as pedrarias. A tendência já foi anunciada nos sites gringos, por isso, vale um zoom nos superbordados que elevaram tais peças de roupa à categoria de joias preciosas. Localizadas ou pontuadas, essas aplicações foram vistas, em sua maioria, fundidas a estampas e outras texturas. Ou seja, o bordado nunca está sozinho! Na verdade, ele aparece para acentuar ainda mais algo já chamativo! Too much pro seu gosto? Pois saiba que a mistureba vai muito além dos tecidos bordados + estampados. Materiais rendados, metalizados, brocados, aveludados e com transparência são algumas das superfícies que mais apareceram mixadas nas passarelas de outono inverno. O quê de dramaticidade se acentua (se possível!) devido a cartela de cor: preto, dourado e variações de rosa foram os tons preferidos dos designers. Aliás, a coleção da Dolce & Gabanna foi teatral além da conta, exatamente como pede a tendência. 


E se você achou que tudo já tinha sido sobrecarregado, se esqueceu de reparar no volume dessas peças. Aquela história de tecidos ricos equilibrados por shapes minimalistas fica no verão, pois o que se viu nos desfiles de inverno foram peças avantajadas, principalmente nos quadris e nos ombros. Para finalizar, ainda há o próprio volume que essas aplicações somam, inevitavelmente, aos tecidos. Por isso, atenção ao ser over! A tendência é, de fato, perigosa em todos os sentidos. Ainda assim, eu já vejo um montão de brasileiras se jogando de cabeça no carnaval invernal !





Nenhum comentário:

Postar um comentário