segunda-feira, 25 de abril de 2011

Do coelho à onça !

Editoriais selvagens !

Depois da páscoa, vamos migrar do coelho à onça! Não é de hoje que as estampas animais marcam presença no guarda roupa feminino, porém, neste inverno elas ganharam ainda mais força. Essas estampas sempre ficaram no limite entre o ‘chique’ e o ‘cafona’, e também sempre causaram muita polêmica ao se julgar o que é sinônimo de elegância e o que é ‘over’. Boas novas! A discussão definitivamente virou passado e pode-se dizer indiscutivelmente que a moda está passando por uma OVERdose animal.Isso porque, além do print de onça, as zebras,cobras e principalmente os leopardos, estão soltos de vez! Quando falei da onda rústica que inspirou o inverno2011 no post anterior, me referi exatamente ao mix de etnias que resultou nesse grande caldeirão selvagem. Isso quer dizer que além dos prints animais estarem em alta e terem se deslocado para lugares mais interessantes, ainda tornou-se válido misturá-los.


Look Balmain e Hermés


                 O emprego das estampas animais ao vestuário feminino não é novidade para os olhos das consumidoras, que a propósito estão consumindo-as (e muito!) há mais ou menos 4 estações. Já que moda na prática é consumo, as marcas mergulharam nesse zoológico e reinventaram esses prints. Eles que antes podiam ser encontrados exclusivamente nas suas formas originais, hoje podem ser vistos em diversas releituras, principalmente de cor e textura. Por exemplo: a onça desse inverno pode ser rosa e não necessariamente felpuda, com o motivo grande ou minúsculo. Mas isso não quer dizer que a estamparia clássica animal não seja tendência, pelo ao contrário, todas essas estão aí, basta você saber escolher! Uma ótima saída para aquelas que ainda não usam e abusam desse tipo de estamparia é consumi-las de outras maneiras. Vale à pena conferir e/ou adquirir os acessórios estampados (sejam eles bolsas, sapatos e pashiminas), e misturá-los à looks mais neutros. Assim, você alcançará um visual menos excessivo e mais discreto.
Mix de Prints



Vamos a alguns queridinhos:
O casaco com estampa de leopardo e correntes (e a tal da calça vermelha também!) virou hit de inverno logo depois que Kate Moss o vestiu em um editorial para a Vogue inglesa em setembro de 2010, ou seja, assim que as tendências de inverno estavam saindo quentinhas do forno. O shape do casaco têm variado bastante, seja um trench coach,um casaqueto de tricô, blazer ou terninho.Estão todos aí.


Kate Moss para Vogue UK



A bolsa Mulberry é a sensação européia e infelizmente só quem tem oportunidade de viajar pode ter acesso (à lista de espera, é claro!). Para os menos exigentes e afortunados, as lojas de fast fashion como a Zara estão fabricando-as a todo vapor, e o mais importante, com preços acessíveis!
No caso do abotinado da Miu Miu, a Mr. Cat lançou um ‘modelo inspiração’ que chegou às lojas essa semana. Mas não é difícil entender como marcas globais e luxuosas conseguiram se adequar a essa tendência, pode-se dizer que os animals prints já estão entranhados em seus DNAs, já que sua consumidora deseja exatamente o que a onça representa: poder. E é aí que a leitura moderna e urbana da Nike me encanta. O tênis de cano alto foi especialmente desenvolvido para as consumidoras mais antenadas e ousadas da marca, e conseguiu agregar personalidade dupla ao calçado. Hoje vivemos em meio a um turbilhão de informações, o que me faz pensar que de repente o público-alvo ‘especial’ da Nike também seja o Mulberry, e vice e versa, sem fugir de suas propostas. Talvez as mesmas que ouvem Jay-Z e andem de cano alto em NY inspiradas pela cultura urbana, entrem em sites de moda e tendência e almejem a elegância européia. Ou simplesmente esse tênis seja o sonho de qualquer mulher que deseja unir conforto à feminilidade. É esse turbilhão que dificulta, e muito, as criações e adaptações das marcas. Hoje nada é mais ‘pão pão queijo queijo’, cada peça precisa ser pensada e estrategicamente desenvolvida para determinado público. Hoje somos mulheres globalizadas e que sabemos o que queremos. Eu quero ser surpreendida. Obrigada, Nike!

 Nike Fashion

p.s: eu já tenho o meu!

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