quinta-feira, 21 de abril de 2011

'Quando o inverno chegar...'



Já que iniciei as análises e inverno 2011 no último post, achei melhor conitunar a dissecá-las de vez! Falo isso porque acabo de voltar de Paris aonde o foco da pesquisa já era a próxima estação, ou seja, o verão2012. Muitas pessoas me perguntam e não entendem como acontece a ‘timeline’ da moda para nós brasileiros. Então vou dar uma breve explicação: enquanto no Brasil é inverno, na Europa e EUA é verão, e vice e versa. Por isso, estamos sempre uma estação atrasada dos grandes pólos de moda, ou seja, eles lançam sempre a coleção que futuramente nos servirá de inspiração e pesquisa de tendências. Por exemplo, estamos lançando o nosso inverno em março/abril de 2011, os grandes pólos lançaram em meados de novembro de 2010. Com isso, durantes esses meses de diferença aproveitamos para pesquisar e preparar a coleção até a sua fase final, que é aonde você, consumidora, vai poder vê-la de fato ! É um pouquinho/muito complicado, eu sei. Mas o que vale ressaltar é que a moda se encontra num dinamismo tão intenso que muitas marcas daqui se atrapalham com o cronograma. Por isso, organização é fundamental para aqueles que querem sair na frente.

Explicações à parte, vamos ao que interessa! O inverno 2011 está com uma cara nômade, ou seja, são tantas as misturas de referências e estampas que até parece que ele viajou o mundo, principalmente o hemisfério norte, para chegar aonde chegou.Um pouco mais pesado dos que os anteriores, esse inverno fez as marcas brasileiras quebrarem a cabeça para adaptar  tal peças ao nosso clima.Houve e sempre há uma saída ! As passarelas e editoriais apontavam um inverno quase glacial, iteralmente! As inspirações vinham dos povos nórdicos e dos esquimós como as coleções da Burberry e Chanel  respectivamente, nas imagens abaixo.Além dessas, o militarismo ainda continua em alta, mas desta vez se restringe em especial à aeronáutica.O estilo aviador foi uma grande fonte de inspiração.


A mistura de referências étnicas e regionais acrescentam à estação uma faceta rústica.Maxi pulls e tricões envolventes nos confortam com peças extremamente confortáveis. Podemos conferir a adaptação da loja de fast fashion H&M (queridinha para pesquisas!) sobre essas referências. Mais uma vez a migração ‘passarela X vitrine’ na qual já havia falado está aí para nos provar o quanto as grandes marcas ditam as tendências mundiais. É só dar uma voltinha no shopping para se certificar!


Outro hit invernal, se é que podemos de chamar de hit do momento, são as estampas animais. Sempre requisitadas e em alta há quatro estações, o print de leopardo, cobra e zebra  está mais reinventado do que nunca com texturas e cores diferentes.Adoro o deslocamento desses prints para a parte de acessórios.Mas depois falamos disso, isso é papo para sexta-feira. O próximo post será dedicado à essa mania animal ! Confiram amanhã !

Nenhum comentário:

Postar um comentário