terça-feira, 10 de maio de 2011

R.I.P, McQueen !



Semana passada, dia 2 de março, NY e o mundo da moda parou para homenagear Alexander McQueen. O MET - Metropolitan Museum of Art, foi o palco da inauguração da exposição "Alexander McQueen: Savage Beauty" que celebra as criações do estilista durante seus anos de trabalho. Morto no ano passado, McQueen sempre causou muita polêmica com as suas criações,  teatrais e barrocas da cabeça aos pés. O estilo londrino também era uma forte vertente do designer, que colocava em suas roupas a característica urbana e punk da cidade sombria. O que fatalmente resultava em criações sombrias também! Ele se formou na famosa universidade Central Saint Martins College of Art and Design, reduto dos estilistas do momento como Stela McCartney,amiga íntima de Alexander. No museu, estão expostas desde as criações da época de faculdade até seu último desfile como diretor criativo da marca que leva seu nome em fevereiro de 2010.


O grande evento coincidiu com o baile de gala anual do MET, ocasião perfeita para que amigos, celebridades, editores e estilistas pudessem prestigiar o designer em grande estilo. Nós brasileiros estávamos muito bem representados, Gisele Bundchen desfilou um look assinado por McQueen aonde na verdade ela parecia ser o próprio tapete vermelho. Ninguém brilhou mais do que a modelo. Sarah Jessica Parker também apostou em uma criação do estilista, um vestido nude bordado. Tiveram aquelas, que ousadas como Alexander, apostaram nas criações mais extravagantes para homenageá-lo, foi o caso Daphne Guinnes. A socialite usou um modelo de anquinhas todo de plumas, e sempre foi adepta dos looks conceituais do estilista. Se é que ele tem alguma peça comercial!






E se você não é muito conectada com o mundo da moda e está se perguntando porque toda esse glamour em volta de McQueen, certamente vai saber quem é o cara quando associá-lo a Lady Gaga, foi ele quem assinou muitos looks da cantora para seus shows e videoclipes. A dupla se entende bem quando o assunto é inovação. Além disso, a repercussão em volta do vestido de casamento da princesa Kate foi dada como encerrada quando ela optou pela diretora criativa da marca e sucessora de McQueen, Sarah Burton. Foi a escolha perfeita, assim McQueen continuava vivo na memória e no presente dos londrinos. Escolha perfeita a estilista também fez para o vestido do baile de gala em homenagem ao amigo, um modelo com referências gregas desenhado por ela.


Se McQueen é considerado por muitos um Deus da criatividade, o MET servirá de templo para ele até dia 31 de junho. Quem estiver por NY não perca essa oportunidade de reverenciá-lo, o cara era um gênio e suas roupas verdadeiras obra de arte. Dignas de museu!


Um comentário:

  1. Carol, adorei seu blog e me emocionei com a homenagem ao meu ídolo, o recém falecido Mac Queen...mentira, para mim ele continua vivo!!!! Avante!!! as portas do sucesso estão abertas para voce!
    beijos, Angela Bosco

    ResponderExcluir