sábado, 18 de junho de 2011

SPFW - Sábado

Pedro Lourenço é apontado como a maior promessa criativa brasileira, e para confirmar tal previsão, o estilista apresentou sua coleção resort 2012 só para poucos e bons jornalistas em uma recepção no Hotel Fasano, grande sacada, já que a intenção era explicar minuciosamente suas criações. A coleção de Pedro foi pautada por um tropicalismo chic, sem excessos e com ricos trabalhos de tecidos rústicos X tecno. As araras e tucanos apareceram maxi em estampas aplicadas a shapes mínimal, o mesmo aconteceu com a estampa de imitava tapeçaria, sempre aplicado em peças de formas retas e geométricas. O utilitarismo estavam em bolsos e zíperes que brincavam com a modelagem das roupas, em um jogo de esconde-esconde. A cartela de cor trouxe as cores curinga como o preto, branco e bege mixados a tons mais fortes da fauna brasileira, como amarelo, vermelho e azul klein. A verdade é que o menos de Pedro Lourenço nunca é menos, é sempre mais.

João Pimenta trouxe novidades à moda masculina, já que na concepção dele, a alfaiataria clássica também pode se revelar em peças conceituais. E foi exatamente isso que mostrou a sua coleção verão 2012: shapes super amplos e volumosos vestiram os modelos masculinos em cores imponentes, já que entre os looks total white e total black, os tons azul bic, azul piscina, verde musgo, amarelo e salmonados aparecem em tafetás cintilantes. O mega cós estava em calças preguiadas e amplas (nada mais nada menos que pantalonas masculinas), que variavam de comprimento. A silhueta com referências da alfaiataria feminina marcavam a cintura dos modelos em peças volumosas, e em contraponto, macacões de malhas que funcionavam como segunda pele bordados apareceram entre um look e outro. Nada convencional, é claro. Principalmente para o guarda roupa masculino! Mas valeu a intenção, que é sempre inovar.

Fernanda Yamamoto trabalhou o shape confort em peças soltinhas para o verão, mas diferentemente da temporada passada, ela tomou cuidado para suas criações não perdessem as características femininas, ou seja, a mulher da estilista ainda é sensual  ao vestir peças confortáveis. A natureza e suas raízes foram tema da coleção, e tais referências apareceram na cartela de cor terrestre e nas estampas de folhas secas. A novidade ficou por conta da parceria da estilista com a Sanrio, o que resultou em um lindo (e novo!) trabalho com a figura da Hello Kitty – nada infantil, nesse caso. Tecidos molengos foram incorporados a peças com caimento assimétrico, e além desses, os tecidos artesanais criados especialmente para o desfile acrescentaram outra faceta as peças : rigidez e estrutura. O resultado foi um desfile que ganhou corpo e firmou Fernanda como promessa criativa

Uma viagem ao Havaí inspirou a dupla Carolina Gold e Pitty Taliani no desenvolvimento da coleção verão 2012 da Amapô. O resultado não poderia ser outro: peças ultra coloridas carregadas de um despojamento típico da estação. Tais características estiveram no shape desestruturado das peças e nas estampas manchadas criadas pelo artista plástico Rick Castro, além disso, o volume criado através de pregas e babados também se fez presente. A estação é fresh como o país, por isso, o linho e os tecidos de tela foram muito explorados. Alaranjados, verdes, vermelhos e amarelos representavam o contraste praiano do mar e o pôr-do-sol. Delicioso !






O verão 2012 de André Lima trabalhou referências surrealistas em peças arquitetônicas, além de utilizar muitas características de shapes oitentistas em belos vestidos. Aliás, a peça-chave das coleções do estilista, apareceu de forma muito democrática nessa estação, aonde os mínis, longo e longuetes tiveram vez, sim!  As fendas reveladoras ajudaram tais peças a conquistar modelagens menos convencionais, trabalhadas em volumes e recortes. A cartela de cor elegante contou com o pret , branco, vermelho e prata, mas o minimalismo das cores estavam sempre em contraste com os tecidos reluzentes (viva o paetê!) e na construção das roupas volumosas. Outra vertente interessante do desfile do designer foi a utilização de muitas referências da alfaiataria oversize, que formavam imensos blazers e saias com transpasses. Conceito cool!

Ronaldo Fraga encerrou o SPFW com um lindo baile de carnaval aonde o poeta Noel Rosa foi a principal inspiração. Referências dos antigos carnavais e da Vila Isabel, bairro em que Noel viveu e fundou a escola de samba, foram desenvolvidas de maneira poética em um lindo trabalho de tecidos carnavalescos, como tule e paetizados. A coleção contou e cantou com a forte e inconfundível imagem dos personagens Pierrot e Colombina, ambos estiveram presentes na estamparia e na caracterização dos shapes, nada fantasiosos e super atuais. A elegância e sofisticação ficou por conta do poá e da alfaiataria inspirada nos trajes marítimos, sempre renovadas. A transparência dos tecidos leves refletiu fluidez nas peças, que foram praticamente trabalhadas em P&B. Foi um lindo carnaval fora de época, e nem tanto se lembrarmos que a estação desenvolvida é o verão!




fonte: elle.abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário