segunda-feira, 6 de junho de 2011

TOP 20 Fashion Rio - Parte I

O Fashion Rio chegou ao fim, mas depois de muitos desfiles a pergunta que sempre ficar no ar é o que será de fato tendência para próxima estação e o que vai ficar apenas na passarela. Por isso, a partir de hoje no caCOOL, nós vamos contar o que predominou nas ‘coincidências’ criativas dos estilistas, ou seja, o que apareceu em quase todas as coleções. E vamos também pontuar/analisar tais tendências para que você possa escolher o que vai (ou não) vingar no seu armário na próxima estação.

Vamos começar pontuando os primeiros 10 temas do TOP 20 (os outros 10 ficam para terça-feira) com uma breve explicação sobre cada tendência, e ao longo da semana nos aprofundaremos nesses temas. Vale lembrar que é muito comum que essas referências se misturem, por que na maioria das vezes, uma década (no caso a déc. 70) é eleita como foco da estação. Por isso, é curioso vocês repararem como tais assuntos não conseguem se desvincular de jeito nenhum!

 ‘And the Oscar goes to ‘ :








Alfaiataria : a alfaiataria feminina está renovada e entrou definitivamente no clima do verão. Menos pesada e com um ar fresh, ela é colorida, estampada e ainda sim uma peça-curinga do tipo 'tem que ter' no armário.














Barriga de fora : tendência mais jovial, as barrigas de fora foram muito vistas nos desfiles principalmente na composição saialonga+top ou pantalona+top.Mas cuidado! Na verdade, esse tema poderia se chamar COSTELAS de fora.














Camurça : na onda rústica da estação, a camurça e o chamois apareceram com força total. E além do tom clássico de camelo, o tecido também ganhou outras interpretações.





















' Color Bloking ': só se fala na tal mistura de cores fontes para o verão. Tendência muiro trabalhada lá fora, foi mais uma a migrar direto para as passarelas brasileiras.

















Crochê : o crochê veio para substituir a overdose de renda que invadiu o mundo da moda. Característica 70´s e rústica, ele e todos os outros tipos de 'handmade' vieram atrelados a tendência Boho.

















Étnico : essa tendência abrange todas as influências étnicas e culturais marcantes, principalmente as africanas. Estampas tribais e de bichos entram aqui.




















Floral : os florais aumentaram em relação ao liberty-sensação do verão passado. Agora ele é mais colorido, em tons suaves e principalmente com efeito aquarelado.



















Franja : mais um elemento folk incorporado dos anos 70. A franja apareceu de diversas maneira : aplicadas, trançadas... Destaque também para aquelas com referência 20´s, menos óbvias e mais femininas.

















Geométrico : as formas geométricas foram bastante utilizadas na estamparia e na composição de peças. Quadrados, triângulos e luas se misturaram e coloriramm prints com efeito pixelado.




















Jeans+Jeans : ícone setentista, o tecido mais democrático de todos os tempos aparece (e já não é de hoje) em dose dupla : aposte em looks inteiros
com peças de diferentes lavagens .














Amanhã tem mais 10, não percam !!!!



Beijos,

Carol Gama.

Um comentário: