terça-feira, 5 de julho de 2011

Rolé COOL - Museu Encantado Barbie



Depois dos shoppings Cidade Jardim em São Paulo e Iguatemi em Porto Alegre receberem o encanto do ‘Museu Encantado Barbie’, chegou à vez de o Rio Desgin Barra abrir suas portas para a exposição que estará pela primeira vez no Rio até o dia 31 de julho! Isso quer dizer que as mamães já têm uma super programação nessas férias, e não é apenas para as meninas, já que hoje eu pude presenciar (para a minha surpresa) os meninos perambulando pelo evento. Até porque, se a Barbie era o sonho de toda menina, o carro do Ken era o dos meninos, não é mesmo? E é exatamente isso que a exposição aborda: o resgate das mais lindas memórias de infância através de uma viagem no tempo com a boneca-ícone.

Elas estão todas lá, milhares e milhares de coleções irresistíveis e nostálgicas que contam a história dos 50 anos da Barbie, além da história da própria criadora Ruth Handler (essas muitas vezes se confundem) que faleceu em 2002. Aliás, aí vai uma curiosidade descoberta ontem: Barbara era filha de Ruth, e Kenneth seu filho, daí a inspiração para a criação dos brinquedos através dos apelidos Barbie e Ken. E não foi apenas o nome da filha que inspirou a criação da boneca mais fashion do mundo! Em uma época aonde Hollywood era o ideal buscado por toda a sociedade americana, as brincadeiras de ‘diva do cinema’ de sua filha e amigas, instigou Ruth a elaborar uma boneca adulta, com um guarda-roupa incrível, mas que inspirava muito mais do que tendências de moda. Todos sabem que a Barbie se tornou um ícone inconfundível de estilo e glamour, mas mais do que isso, a menina-mulher representava a ascensão feminina no mundo através dos novos comportamentos culturais da época, e é claro, a boneca consegue traduzi-los com louvor e clareza até hoje, sem perder a sua identidade idealizada por Ruth há anos atrás. A Barbie tinha (e tem!) outro papel inigualável na vida das crianças, papel esse capaz de levá-las a lugares mágicos e sonhos reais. Através da boneca, todas podiam ser quem quisessem: desde a mais linda princesa a mais atlética ginasta - uma verdadeira aula de auto-estima e diversidade cultural.

 Como sou fã número um da boneca, fui conferir o ‘Museu Encantado Barbie’ grudada a minha lente para captar todos os momentos inesquecíveis representados por mais de 480 raras bonecas da coleção de Carlos Keffer. E se você, assim como eu, tem algum vínculo emocional com a Barbie, fica o meu conselho para ir pessoalmente à exposição e mergulhar nesse conto de fadas. Enquanto isso, vocês conferem as lindas fotos que fiz por lá!

As fashion divas : Bonequinha de Luxo, Barbie Noiva by Vera Wang e Barbie by Cristian Dior.


Versão dos famosos Scooby-Doo , Aline no País das Maravilhas e o Chapeleiro Maluco, e Elvis Presley.


A primeira versão da boneca Barbie e do Ken e as famosas versões negras.



Barbie 'Profissão dos Sonhos' e a atual réplica de Heidi Hlun.


Uma das primeiras casas da Barbie, o fashion casal e a Barbie 'Deusa do Sol'.









2 comentários:

  1. Tá lindo mesmo Carol...eu amei!!!! ah o seu blog tá ótimoooo..tô curtindoo...bjos

    ResponderExcluir