quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tendência de verão : Pin-up









No clima ‘mulherzinha’ do post de ontem sobre a nova campanha da Diet Coke repleta de feminilidade, resolvi dividir com vocês um editorial fresquinho da Vogue Itália. Além da semelhança no conceito dos dois posts - vale à pena destacar que foi nessa mesma revista Vogue de agosto que eu me deparei com a linda campanha da Coca, ou seja, tá tudo em casa! – o assunto está presente não só nas tendências, mas em uma constante briga da mulher contemporânea em não deixar de lado o seu lado ‘famme fatale’ adormecer diante de tantas ambições.


Desde o verão passado que o clima retrô da pin-ups invadiu as passarelas, e conseqüentemente as vitrines do mundo todo, mas foi no verão 2012 que a tendência se solidificou de fato. Shape feminino com cintura marcada e saia rodada ao estilo New Look de Dior, estampas tradicionais como o pois e o xadrez vichy, calça cigarrete, lenços esvoaçantes e todos esses ícones da década de 50 e das estrelas hollywoodianas serviram de referência para a estação. A verdade é que o retorno do estilo ladylike representa também o retorno do clássico (nessa estação, sempre em contraponto à onda mínimal e natureba), assim como foi nos Anos 50. O que a história nos prova é que depois da onda de racionamento de tecidos e até mesmo ausência de sofisticação em conseqüência dos horrores da Segunda Guerra Mundial em 1945, a década foi marcada por esse resgate da feminilidade, e que reafirmava a mulher como símbolo de beleza. E porque não sexual? As pin-ups eram representadas em imagens de mulheres sexys  e funcionavam como sex symbol para os soldados carentes durante a guerra. Eles penduravam posters em seus armários e idealizavam aquela mulher idealizada. Pois foi exatamente o que eles encontraram ao voltar para casa no pós-guerra: exímias donas de casa, pintadas em make impecável e saias rodadas.







Para o nosso real verão caem os estereótipos e ficam as sutis referências românticas e femininas, sempre trabalhadas com um toque de tropicalismo e cor. Looks com pegada vintage, porém simultaneamente superatuais é o que pude constatar nesse editorial a Vogue Itália. Dicas e referências para aplicar aqui e já, até porque, o calor de Roma também gira em torno dos 40 graus como o carioca !














Nenhum comentário:

Postar um comentário