quarta-feira, 7 de setembro de 2011

osgenios, ops ... osgemeos!












Não é novidade, mas tudo aquilo que é criativo, inovador e urbano, ganha o meu coração. Por isso, resolvi dividir com vocês alguns novos e antigos trabalhos dos irmãos paulistanos  Gustavo e Otávio Pandolfo, os famosos OSGEMEOS. Fatalmente vocês já devem ter ouvido (ou visto) falar dos grafites coloridos e dos traços marcantes que ganharam o mundo e viraram referência de arte contemporânea há anos. Mas para mim, o mais surpreendente no trabalho dos irmãos é a conectividade entre realidade e fantasia entranhada nos grafites (o que deve ser fruto de toda a infância lúdica e recheada de impulsões artística que eles vivenciaram), e a capacidade que eles têm de reinventar um simples muro de concreto com classe, ou seja, a discrepância do meio detonado vestido de um trabalho tão rico é excitante!  Ambos viveram o auge da cultura hip hop no Brasil: a década de 80 e tudo aquilo que a rodeava serviu de inspiração e os influenciou fortemente - apesar de afirmarem que o trabalho deles atualmente ultrapassa o conceito ‘hip hop’. Para mim, continua na raiz. E o que a moda tem a ver com isso? Basta repararmos no lindo trabalho de estamparia nas roupas dos seus personagens, ou até mesmo nas próprias peças que os vestem ... tudo retrato de uma geração urbana que não pode, e nem quer deixar a peteca cair quando se fala de ‘arte’. Pelo ao contrário, o desejo de inovação está também representado na maneira que esses se vestem, a maneira que OSGEMEOS os vestem. Apesar do trabalho deles ter alcançado uma proporção genial e global - e de fato o é - as influencias da real rua brasileira ultrapassam a técnica do grafite: estão nos temas, no traço simplificado, nas cores e principalmente na personalidade dos personagens-ícones. É retrato da cidade-cultura que todos desejam morar, para viver o dia-a-dia de forma contagiante e motivadora (sem esquecer os descontentamentos).
















Novidades: os irmãos foram os responsáveis pelas instalações do festival Back2Black que aconteceu semana passada no Rio. A Estação da Leopoldina foi manipulada e lindamente revigorada por eles para o evento.










O rapper Will.i.am do grupo Black Eyed Peas não perdeu tempo e encomendou o seu quadro by OSGEMEOS. Intitulado de ‘boombox planet’, aí está a obra. Incrível !



Outros trabalhos da dupla vistos a cima percorreram o mundo e as mais famosas galerias de arte, além disso, a parceria com a Nike rendeu a campanha Ginga.




E tem mais! O blog/site dos meninos é constantemente atualizado, por isso, fiquem sempre de olho e confiram não só o trabalho deles, mas as próprias inspirações que os cercam. É rede urbana! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário