quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fashion Rio : decorativismo x geometrismo





Além da ‘camisa mania’, também abordamos ontem diversas alianças que ajudaram a elevar esse item tão clássico do nosso closet a categoria de hit da estação - golas mil, transparências, bordados e estamparias originais, são algumas delas. Essas tais alianças não ficam restritas apenas a camisaria, aliás, foi a própria camisaria que se apoderou delas. São, na verdade, macro tendências que migraram e circularam por diversas peças, com as mais variáveis interpretações. Vamos e devemos pontuá-las, pois são essas tendências que nos guiarão a um inverno fashionista! Hoje, começamos com os opostos que se atraíram: decorativismo e geometrismo.




Decorativismo : a onda de bordados, tecidos texturizados e aplicações mil que a moda outono/inverno mergulhou, tem muito a ver com essa tendência esplendorosamente exuberante. Oriundos dos séculos passados, os tecidos brocados e mega ornamentados aterrissaram na passarela internacional a fim de garantir uma brisa nostálgica para a estação. Esse resgate nada mais tem a ver do que com a estética luxuosa e a ostentação Barroca, que em tempos de crise mundial, funcionam como válvula de escape para os problemas cotidianos. As peças desenvolvidas a partir desses tecidos cheios de abundância, com certeza, nos levam diretamente para a extravagância do séc. XVII !




Geometrismo : na contramão do decorativismo pomposo, a geometria chegou para enquadrar e simplificar tudo o que transborda do copo com a tendência over. A silhueta geometrizada corre, paralelamente, por duas vertentes: o minimalismo contemporâneo e a retrô de referência sessentinha. Linha A, peças arquitetônica e formas contidas são amigas, em sua maioria, de cores vivas ou P&;B. Quando não monocromáticos, esses looks são coloridos por estampas também geométricas (ou até por aquelas do décor): poá, listras e motivos étnicos se confundem e misturam numa miscelânea atualíssima.




Repararam no equilíbrio entre essas duas macrotendências?Se há efeitos decorativos demais na estampa e/ou tecidos,  o shape com linhas simplificadas trata de colocar o nosso pé no chão, ou seja, na nossa tão concreta contemporaneidade.


Beijos,

Carol Gama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário