terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Só deu camisaria no Fashion Rio !





Terminado o Fashion Rio, começam as especulações e pesquisa em torno do que foi desfilado nas passarelas. O que vai pegar? O que só fica no conceito e o que invade as ruas? Como adaptar essas tendências invernais ao lifestyle carioca? Muitas perguntas e respostas bem prováveis, pelo menos nessa temporada. Pode até ser pela dificuldade de se desenvolver uma coleção de inverno em pleno Rio 40 graus (não é a toa que Paulo Borges pretende exterminar os desfiles dessa estação por aqui), mas a verdade é que a maioria das marcas acabou fugindo para um lugar seguro de criação. Viram-se muitas tendências repetidas e reinterpretadas das passarelas internacionais – ainda assim, muito bem interpretadas! - exatamente porque a nossa cidade não tem um DNA invernal, tem sim veia calorenta. A saída foi se inspirar em quem faz um inverno de primeira, e de fato, o domina e o vive. Ousadia de menos logo, pesquisa facilitada! E para iniciar o nosso processo de desvendamentos, nada melhor do que abordar a peça que mais se repediu nos desfiles de inverno 2012: a camisaria. 










































Definitivamente, a camisa social e suas totais variações é a peça-chave da próxima estação. Repetindo: isso já era anunciado vide a febre internacional dessas. Esqueça a velha camisa branca e básica do vestuário masculino, a camisaria da próxima estação está reinventada, reestruturada e mais feminina do que nunca. Vamos por partes! Primeiro quando aos tecidos: nada de algodãozinho, os tecidos nobres, como a seda e a organza, reinaram na passarela. Logo, se o tecido é de fino trato, o toque também o é. Transparência e fluidez são pura conseqüência dessa gama de tecidos ricos, leves e vaporosos.

Para somar ainda mais feminilidade e ornamentação, os beneficiamentos entram em cena. Bordados, aplicações, brilhos e tudo o que permeia o universo luxuoso, também foram grandes apostas. Além desses, foco nos detalhes: debruns acetinados nos punhos e nas golas. Aliás, as golas são as verdadeiras atrações principais nesse quesito! Bordadas, destacáveis, peter pan, pontudas ou de laçarote, não se sabe quem inspirou quem primeiro: a gola ou a camisaria? Há outra unanimidade, já que elas aparecem, em sua maioria, abotoadas até o pescoço. Muito comportada para as brasileiras? Eu acredito que não, pois a transparência e a sensualidade estão sempre ali.


































































Na onda mais contemporânea, muita mistura de estampas. A base pode ser de um motivo, a pala de outro, a manga de outro, o bolso de outro, e por aí vai. Recortes e modelagens diferenciadas ajudam a evidenciar esse mix de estamparia criativo. Além dessas mil variações, a camisaria se alongou, e se transformou também em camisões-vestidos e camisolinhas.
































Depois dessa chuva de camisaria e golas originais, basta esperar ansiosamente para consumi-las no inverno. Mas se tratando de uma peça tão clássica no nosso closet, você pode investir já e agora. Aproveite para resgatar aquela antiga do armário e ornamentá-la com todas essas novidades. No calor, retire as mangas e aposte nesses mesmos tecidos levinhos. Com certeza, você já saiu na frente! 


Beijos, Carol Gama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário