segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Não pode ?





Quem disse que não pode? Duas marcas exploraram, digamos, inspirações incomuns para os desfiles de alta-costura dessa temporada de verão. Um não é surpresa, já que Jean Paul Gaultier é conhecido mesmo pela sua irreverência e vanguardismo. Bom, ele regatou a estética da diva adormecida Amy Winehouse e traduziu a sua autêntica referência retrô em peças com mood cinquentinha.  Eu disse mood! Make e cabelo, saia lápis, busto desenhado e decotado, cintura marcada e até um toque urbano atual com as peças esportivas. Enfim, era tudo muito usável e real para haute culture! Mas aparece que o pai de Amy, Mitchell Winehouse,não gostou nada nada de ver a imagem ‘caricata’ de sua filha na passarela - segundo ele ‘Gautier está usando de uma tragédia familiar para ganhar dinheiro’. Acho que Sr. Mitchel precisa de umas aulas de cultura de moda! Eu compreendo o tamanho da dor dele (e minha também!), mas a moda sempre foi responsável por homenagear, interpretar e editar personagens icônicos da nossa cultura, principalmente, musical. Amy foi mais do que uma simples mortal, ela foi ícone de moda, e ele deveria se sentir lisonjeado, não extorquido. Enfim, o que vale dizer é que Gaultier não copiou o estilo Amy de ser, ele apenas o respirou. Até porque, não imagino Amy de alfaiataria repaginada, saia longa e tecidos tão nobres assim. Ah, sim, porque apesar de incomum, o tema ganhou formato e repaginação digna de alta costura.



A Givenchy, apensar de mais classuda, optou por uma externa também incomum para o seu desfile: uma quadra de basquete. A oposição entre coleção e ambiente foi, além de super divertida, inovadora. Principalmente porque o estilista Riccardo Tisci preferiu olhar para os clássicos da grife nessa estação, ou seja, para aquelas peças que revelam a autêntica identidade Givenchy e que já são até familiares.  A textura croco, é claro, estava lá!



Amy e basquete na alta costura revelam que, definitivamente, a vida mundana e contemporânea é capaz de inspirar roupas para princesas. Que bebam da mesma fonte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário