quarta-feira, 25 de abril de 2012

Voguing in Vogue !





Voguing and the Ballroom Scene of New York, 1989-92 - Capa do livro
Moda e dança são assuntos que causam efeito imã sobre mim, por isso, quando me deparo com uma matéria incrível que una essas duas paixões, o efeito é ainda mais devastador. Exatamente por vivenciar esses dois universos, resolvi postar essa ‘dica’ de leitura que, tenho certeza, vai instigar amigos de ambos os lados. Em meio a 370 páginas da ‘nova’ edição da Vogue (abril já está acabando e eu só tive tempo de lê-la agora!), foram necessárias apenas duas para a revista arrancar suspirosos de mim. O melhor? Não eram os incríveis editoriais de inverno, nem a coluna de Constanza (imperdível para quem, como o caCOOL, já pesquisa a próxima temporada!), nem quaisquer ‘shops’ os responsáveis por esse longo momento sem ar. Era dança. Ou melhor, era dança urbana e era uma matéria sobre Voguing na Vogue. Para quem não sabe, o estilo de dança assumidamente gay da década de 80 foi batizado com esse nome porque seus precursores se inspiravam nas poses das grandes modelos da época. A fonte da pesquisa era, obviamente, a transcendental revista Vogue.Em 80, a moda era performática, vibrante e livre de qualquer estereótipo quadrado, e foram exatamente essas características vanguardistas que inspiraram a movimentação do estilo de dança. Alguém ainda duvida que moda seja comportamento, e vice-versa? Enquanto NY fervia de homens gritando por liberdade sexual e pelo fim do preconceito, eram esses mesmos que liam e dançavam Vogue.

Uma das fotos do livro retrata os gays nos bailes nova iorquinos.
Como não sou expert no assunto (mas curiosa) adorei saber que um recém-lançado ‘livro resgata os personagens cheios de estilos’ que rondavam os bailes do Harlem. O conteúdo de Voguing and the Ballroom Scene of New York, 1989-92 engloba não só a vertente fashion, mas também dançante dessa história, em milhares de fotos purpurinadas. Por isso, é leitura para quem joga dos dois lados: dança e moda - ou simplesmente, para quem ama cultura pop. 

Willi Ninja, bailarino e ícone do estilo Voguing.
Por alto, me peguei refletindo que momento melhor não haveria para o lançamento do tal livro. Trinta e poucos anos depois, o estilo Voguing está mais em alta do que nunca na cena mundial de dança urbana (ainda dominada por machões do hip-hop). Ainda bem, parece que ‘elas’ cansaram de não dançar no foco - mais uma vez! O que, graças a Deus, torna a vida muito mais divertida, colorida e dançante!




P.s: Para quem quer ler um pouquinho mais sobre a matéria é só clicar nesse link do site da Vogue . Ou melhor, folheie a revista nas bancas e a confira completinha !







Nenhum comentário:

Postar um comentário