segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hora de fluorescer !



Scarpin Sergio Rossi.
Para o primeiro post pós-viagem de pesquisa de verão, fiquei na dúvida sobre o que abordar em meio a tantas novidades e inspirações colhidas entre Roma, Pescara, Turim e Paris durante exatos 11 dias. O gancho perfeito me veio junto a uma natural decepção, afinal de contas, depois de três temporadas, esse foi o primeiro Fashion Rio sem a cobertura diferenciada do caCOOL. Mas como diz o ditado: há males que vem para o bem! Enquanto vocês podem ler diversas ótimas análises dos desfiles em inúmeros sites web a fora, só aqui a conexão com o alto verão europeu e os desfiles de verão da semana de moda carioca será feita quase que simultaneamente. E se o caCOOL é um site essencialmente de pesquisa de tendências, há maneira melhor de confirmar, comparar e reivindicar as criações brasileiras com olho (e pé) na fonte de pesquisa desses criadores? E quanto ao DNA carioca? Será que essas tendências foram cuidadosamente adaptadas ao nosso lifestyle?  Ou será que são meros ‘ctrl c ctrl v’ da ideia gringa? Objetivo mais que explicado sobre os post que sucederão nesse espaço, vamos a eles!



Apesar de não ser a tendência-mãe por lá (na verdade, as cores vibrantes vêm exatamente para reivindicar a aura pastel que pairou no ar europeu), os tons de neon fluorescem com sucesso qualquer vitrine das big magasins. Naturalmente fake, essas cores cumprem o seu papel com louvor: chamar a atenção. Por essa eletricidade peculiar (tão comum também à mulher brasileira), me peguei refletindo: ‘Se não pegar neon no Brasil, não pega mais nada!’. Batata! A primeira matéria da Vogue sobre as #toptrends do Fashion Rio tinha os tons fluorescentes como destaque. Quanta ironia!

E lá vai outra ‘coincidência’! Marcas de espírito e cabeça jovem aqui e lá foram as que mais se respingaram de luz enérgica. O texto já era marcado e previsto, né não?  Bolsas (principalmente a tal Cambridge Satchel desfilada pela nossa amiga parisiense no Châtelet), sapatos e detalhes alegres são as principais ferramentas para eletrizar o look. Mais uma vez, os acessórios são a alma do negócio! A garotada europeia curte e a menina carioca (apesar de estar sempre voltada para um universo mais natureba) também vai curtir essa injeção de ânimo que é a cara verão. E, vamos combinar, não é difícil prever tal adesão em massa. Ou vocês se esqueceram da síndrome do scarpin fluo há, mais ou menos, três verões passados? A brasileira gosta e quer chamar atenção, assim como o nosso país (um vagalume em meio a tantas economias perdidas no breu da política do Velho Mundo). Somos a luz no fim do túnel!



Vitrine da Prada.

Street style no Châtelet.

Vitrine de loja local de Turim.

Interior da loja do Roberto Cavalli em Roma.

Vitrine da United Color of Benetton em Turim .

Vitrine enérgica de uma loja local de Turim.

Vitrine inspiradora e reflexo da oposição entre candy e fluo colors.



Beijos, Carol Gama.








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