quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pastelão !

Tom de pêssego lavado e o ainda hit das camisarias com golas bordadas.

Ação e reação. Essa verdade fashion absoluta faz com que tendências apostas se cruzem  em uma mesma estação causando um equilíbrio natural na estética 'da moda' - sem nem a gente perceber. Como falei no último post, a onda neon surgiu, na verdade, para reivindicar a aura pastel que pairou no ar europeu. Se há uma tendência soberana (se é que dá para eleger alguma na roda gigante e dinâmica da moda global) por lá, essa, sem dúvidas, está relacionada às cores açucaradas. Fuga da crise? Com certeza. A história da moda nos comprova que, impreterivelmente, quando o tempo fecha, os designers arrumam uma maneira romântica de nos convidar a escapar do tal caos – mesmo que de mentirinha. Aliás, a retomada dos Anos 50 tem muito a ver com essa fugidinha básica. Como naquela época, depois da guerra uma onda de ‘boa vida’, ‘mulheres perfeitas’ e ‘futuro próspero’ se espalhou pelo mundo. Marc Jacobs retratou essa mulher ideal na campanha da Louis Vuitton – marca (dentre outras) responsável pela chuva pastel. Aliás, já teve post sobre isso aqui. 


Vestido rosado entre as flechas neons da LV.

Pastel e mullet na Zara.

A chinesa com look todo açucarado.

Vitrine de uma lojinha fofa em Paris.

As bolsas da Furla unem duas tendências em um único produtos : candy colors e plastificado.

Até os homens entraram na dança - Zara.

Vitrine da Miu Miu - detalhe para a gola rosa e a silhueta feminina.

Loja local em Paris - Além do vestido, repare no scarpin azul bebê no canto da foto.


Brancos, chantilys e nudes.
Ao entrar na Zara, em meio a uma Champs Elysees abarrotada de orientais mal-educados, uma calmaria deslumbrante toma conta de qualquer coração inapetente por moda. O resultado? Desejo de consumir essa paz! Como quarto de bebê ou loja de doces, é impressionante a força (nesse caso, leveza) que as cores têm sobre nós. E se engana quem pensa que apenas as redes de fast fashion estão engajadas em implantar esses doces sentimentos no consumidor. São as lojinhas pequenas, repletas de produtinhos especiais desenvolvidos muito mais para a europeia local do que para nós gringos, que atingem fundo o coração e o bolso (ambos em crise) delas. E nossos!

Rendas e tecidos também delicados compõem a estética pastel - Zara.
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Por aqui, a coisa é mais complicada. Na contramão das economias decrescentes, o Brasil cresce na mesma proporção que o brasileiro acredita ser o dono da bola. Será que a mulher brasileira tá afim desse pastelão todo? Essa pergunta, só as vendas poderão responder. Mas vai uma previsão: sinceramente, não acho que o estado de espírito da menina/mulher do Rio esteja para doce, aliás, tá muito mais para pimenta. No entanto, algumas marcas apresentaram soluções incríveis para incorporar os tons pastéis na nossa rotina vibrante nos desfiles do Fashion Rio. Uma delas - e unânime -, é a mistura dos dois extremos de cores: fluo e candy. (Olha que charme o cintinho laranja neon no look rendado da Andrea Marques). A injeção de estampas florais, tropicais ou étnicas também é ótima maneira de vitalizar a produção. Pura e delicada, mas nem tanto assim. Dentre outros truques que, aos poucos, vamos desvendando por aqui, esses expressam ótimas saídas de styling para as apressadinhas que, mesmo no inverno, já almejam suavidade e doçura. Combinado?







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