segunda-feira, 11 de julho de 2011

Please, pleat !





Peguei uma carona na ‘revolução’ dos comprimentos de saias e vestidos e resolvi apresentar para vocês outra tendência-sensação que vai (e já!) causar um clima nostálgico nos looks fashionistas. O efeito plissado tem aparecido muito nas peças com clima vintage e estrututa alongadas, e caracteriza perfeitamente a tal elegância das décadas passadas proposta pelos estilistas em suas coleções. O plissado é uma técnica utilizada desde o final do século XIX em vestidos de baile, quando a Revolução Industrial permitiu que tal técnica vingasse, já que essa é feita a partir da tecnologia da máquina a vapor. Desde então, foi adaptado principalmente aos tecidos mais nobres como a musseline e a seda nas décadas de 20 (musa Coco!) a 50, quando se popularizou de vez. A técnica se resume basicamente a pregas regulares que não se desfazem feitas por máquina de prensa, o que garante aquele lindo efeito sanfonado aos tecidos. Explicações a parte, o que vale dizer mesmo é que o plissado tem o poder de agregar elegância e glamour às peças, e é exatamente essa aura que foi resgatada na última temporada: o retorno do clássico e da sofisticação atemporal.


Desfile da Chloé e da Karen Walker, ambas utilizaram o plissado para desenvolver o verão 2011.


Em saias longas rodadas e agora explorado em versões mais originais, o plissado assumiu de vez o cargo de hit da temporada. Muitos designers o incorporaram as suas coleções no Fashion Rio e SPFW, inspirados (é claro!) na galerinha européia. E se eles podem, porque nós não podemos? Já que tudo o que é importado aterrissa com certo atraso por aqui, podemos sempre tirar vantagem e nos inspirar nos looks de street style mundo a fora, aonde a mulherada já vestiu a camisa do efeito (literalmente). Façamos delas nossas cobaias!


A Sacada explorou o plissado em shapes femininos e vintage e a British Colony investiu em um conceito urbano nos desfiles do Fashion Rio. (fonte: elle.abril.com)
 
Looks de street style mundo à fora : plissado em saias mídi. ( fonte: google.com)


Bom, as dicas de uso das peças plissadas são exatamente as mesmas sobre as saias mídis e alongadas, até porque, na maioria das vezes o plissado surge aplicado a elas. Por isso, vale um ' ctrl c ctrl v ' no post Medida Certa!, aonde pontuei que a grande sacada ao usar peças com clima vintage, é mixá-las a acessórios e/ou outras peças urbanas e modernas. Ou então, outra opção é assumir o clima empoeirado dos looks de vez, isso porque o ar retrô está no pedestal fashion há algum tempo e nunca foi tão atual.



Street Style -  acessórios modernos e tons urbanos quebram o clima 'over vintage'.


Street Style - plissado em clima retrô : óculos 70´s e mochila de couro, além de jaqueta jeans 80´s.


Já que a moda é cíclica e incansável, prepare-se para conviver com o plissado durante mais duas estações, porque fatalmente ele voltou para ficar - é o que garantem as pesquisas. Aliás, os desfiles de alta costura inverno 2012 rolaram semana passada em Paris, e dentre outros, Valentino e Chanel apostaram em coleções aonde um novo e rico trabalho com os tecidos plissados foi desenvolvido. Ou seja, tendência!


O desfile da Chanel e do Valentino comprovam a permanência da tendência para o inverno 2012 em suas coleções de alta costura. (fonte: vogue.uk.com)




Nenhum comentário:

Postar um comentário