sábado, 21 de janeiro de 2012

Resumo SPFW | Sábado





Reinaldo Lourenço : inspirado em Notre Dame, o inverno do estilista é gótico como a arquitetura da catedral e chique como Paris. Aquele olhar misterioso que envolve o monumento, muito pelas esculturas das gárgulas e santos, estava explícito no desfile negro interpretado por Reinaldo. A coleção foi pontuada por duas vertendes: peças bem construídas, arquitetônicas, recortadas e com silhueta ajustada ao corpo e outra mais fluída, sensual e curvilínea. Fiel ao tema, o shape só podia ser esse, já que a estética gótica abrange o verticalismo e curvas quebradas.  Na outra metade do desfile, estampas inspiradas nos lindos vitrais da Catedral iluminaram e suavizaram o desfile. Capuzes e formas lânguidas lembravam a indumentária das freiras, essas, porém nada santas: transparência, couro, veludo, pele fake e vinil arremataram essas produções com uma boa dose de sex appeal e, até mesmo, sadomasoquismo (metaleiro clean!). Golas padres e altas – super comportadas – contrastaram com decotes profundos e com essa atitude sensual vermelha e preta, super incorporada nas modelos e nas peças que elas vestiam. Sombrio e instigante!







Ellus: Fetichista e rocker, a coleção inverno 2012 da marca usou e abusou do couro e dos looks total blacks. Resultado: mais Ellus impossível!  Por outro lado, boas surpresas tentadoras, como a mistura de tecidos texturizados e de propostas contrastante (como a renda e o próprio couro metalizado), metais bronzeados nos beneficiamentos, cores vibrantes e cintos-armaduras. O toque feminino, em meio a tantas referências heavy-metal, ficou por conta dos babados localizados na cintura, aquela tendência já anunciada dos Peplums – mas na Ellus esses são power! Peles sofisticadas arremataram os looks mulher-gato - no couro preto, vermelho, laranja desbotado e até pêssego. O bordado de paetês retangulares e abundantes e os tecidos mais fluídos de poucos e bons looks também funcionaram. Comprimento mini, fendas, transparência, e muita, mas muita atitude cool!







Mario Queiroz: o decorativismo, tendência-chave do inverno 2012, traçou a coleção da marca nessa estação. Misturas abundantes de tecidos imponentes, de beneficiamentos, estampas, motivos e texturas, resultaram naquela estética rica e sofisticada familiar ao tema. Em compensação, o shape é bem Mario: alfaiataria bem resolvida e construída, porém, com nuances interessantes de peças urbanas. A mistura do clássico e do moderno foi vista em blazers X jaquetas perfecto,pela cartela, ora dramática, ora real, e nas saias usadas com sobreposição de calças. Aliás, muitas sopreposições apareceram, nas mais  interessantes, uma montanha de peças com aspecto vintage formatavam looks meio grunges. P&B, mesclas, azul violeta, laranja e metalizados estavam lá, assim como os bordados localizados e as estampas geométricas,inspiradas no modernismo.






Huis Clos: a contemporaneidade a Huis Clos não perde a direção, não importa a estação. Nesse inverno, ela estava lá na predominância dos tons urbanos de mescla e no minimalismo comedido dos shapes, ainda sim, elaborados. Na marca, o menos, definitivamente, é mais. E nem por isso, o que se parece simples, o é. A limpeza de formas, a alfaiataria bem acabada e a brincadeira entre malha e tecido plano, desafiam com inteligência a nossa percepção. O romantismo perfumou a coleção com tons pastéis, rendinhas e cintura marcada por finos cintos. Tecidos molengas e pesados, como o veludo molhado e as malhas grossas ,como o moletom, se alternaram em estrutura e desestrutura. Tudo bem comedido! Os ombros arredondados, forte tendência, é a cara da cliente Huis Clos, não à toa, ele super apareceu. Efeito envelope, zípers, recortes e estética proposital dos tecidos inacabados, somaram, ainda mais, independência a essa mulher. Ah! A inspiração veio das lingeries vintage – chique e feminino.






Samuel Cirnansck : o inverno do estilista inspirado em peles e jóias - super-desejos femininos - foi, obviamente, decorado. Bordados de pedrarias reluzentes e os efeitos texturizados dos tecidos nobres garantiram certa dramaticidade à coleção, que além desses, abordou muito volume. Era tudo máxi: brilho, babados, plumas, transparência.  A estética pomposa, até meio cinematográfica, só confirmou o talento do estilista para vestidos de festa, se não, de baile. Cisnei negro é pouco para Samuel! A cartela black and white e dourado, apesar de simplificada, era riquíssima, exatamente pela abundância de elementos decorativos. A seda tinha efeito de pele real, e foi criada especialmente para essa coleção. Além desse, todos os outros mini detalhes, juntos, fizeram a diferença no visual feminino e sofisticado da coleção. Feminilidade é a palavra nesse inverno: sensual, justo ao corpo e revelador, a silhueta vestiu  verdadeiras sereias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário