quarta-feira, 28 de março de 2012

TOP 10 | Outono Inverno 2013 | Peles




Todas sabemos que as peles tem sido a opção número um da menina-gringa-antenada para se aquecer no inverno rigoroso (as fotos de street style não nos deixam mentir!). E aqui no Brasil, será que pega? Parece que já pegou, pois a tendência do inverno 2012 está bombando e ganhou diversas adaptações inteligentes  nas recém-lançadas coleções de outono inverno. Eu confesso que estava ansiosa para saber como as marcas (principalmente cariocas) iam abordá-las no trópico. No país em que o calor não dá trégua nunca, definitivamente, as peles devem ter sido um tormento na vida das equipes de estilo. A saída foi encurtar as peças e pontuar a tendência, ou seja, o coletinho de pelos se tornou a aposta número dessas marcas.  Como eu bem disse ontem, nenhuma grande novidade para 2013! As peles continuam em cena e ganham, cada vez mais, versões diferenciadas. Coloridas, localizadas, em shapes nada comuns e até imitando crina de cavalo (como vocês puderam ver no post ‘Cavalgada Cool’), é nessa direção que as peles evoluem. 


O mix militar de Jason Wu propõe um contraste ótimo, o que fez a pele migrar do status de peça de luxo à peça necessária. Ou então, os militares chineses morreriam de frio em época de batalha invernal no contexto da coleção do estilista também chinês. Ainda assim, a necessidade é sofisticadíssima no olhar de Wu! Os pompoms foram parar em lugares inusitados: golas, mangas, saias e barras foram alguns dos principais alvos explorados pelo próprio Jasom Wu, além de Alexander McQueen, Galliano e Mugler (todos na primeira foto!). No caso das peças-únicas, os casacos continuam sendo os preferidos dos designers. Olha que máximo o colorido proposto pelo Peter Som! No mesmo grupo ousado, Jean Paul Gaultier também coloriu o material, em sua maioria, sempre utilizado em tons naturais.


Então, vamos ao que interessa? A questão principal quanto à tendência você já confirmou por aqui, ou seja, ela continua. Se você foi arrebatada pelas peles, não se esqueça de que, no Brasil, as peças mais leves são as melhores apostas. Se você viaja bastante, fique tranqüila para consumi-la à vontade, pois ela, definitivamente, não é tendencinha de uma única estação! Além do mais, um conselho de amiga: se você tem a oportunidade de ir lá para fora, deixa pra comprá-la lá - a indústria internacional tem melhor potencial para fabricá-la e vendê-la instantaneamente por preços camaradas. Outra questão importante e irrevogável: NADA de usar peles verdadeiras, a industrialização também está aí para nos deixar lindas, aquecidas e, ainda assim, ecologicamente corretas. 

Até o número 3 : conjuntinhos !

Beijos, Carol Gama.

domingo, 25 de março de 2012

TOP 10 | Outono Inverno 2013 | Plissado




Semana passada, o caCOOL iniciou a sua pesquisa de tendências outono | inverno 2013 com o post 'Cavalgada Cool'! Outras análises - baseadas nos desfiles que rolaram esse mês mundo a fora – ainda vão pintar e bordar por aqui e, por isso, resolvi abordá-las de maneira mais prática e gostosa. Como? Vai rolar um TOP 10 diário (prometo tentar!) com as tendências que mais apareceram nas passarelas, a fim de revelar o que continua e o que é, de fato, novo. Verdade seja dita, essa temporada invernal não revelou nenhuma SUPER novidade para a moda, o que mais pareceu uma evolução natural dos assuntos da estação passada para os gringos (a nossa atualíssima!). Se a crise continua, que continue também a fuga predestinada! No Brasil, o outono 2012 já bateu a nossa porta desde semana passada, e essa análise tem como objetivo, simplesmente, objetivar as suas compras de inverno. Se nós estamos cronologicamente ‘atrasados’ no calendário fashion, melhor aproveitar para consumir o que se confirmou nas passarelas e o que realmente valerá à pena, não é mesmo? A idéia aqui é investir em peças que vão ultrapassar o modismo de uma única temporada e que vão invadir a próxima com tudo. E quer saber? Os desfiles outono | inverno 2013 revelaram inúmeras delas. Número 1: plissado.


Para o próximo inverno, a primeira coisa que você precisa saber sobre o tecido plissado, é que ele está sofrendo uma revolução! Ou seja, ele está abandonando (aos poucos) a influência romântica e embarcando numa onda heavy metal. É claro que ainda existem muitas referências Lady Like cinquentinha - o que a Dior, naturalmente, sabe fazer como ninguém. A interpretação dark sensual da Gucci também é maravilhosa, mas ainda assim, permeia o romantismo agregado ao efeito plissado dos tecidos nobres e dos shapes femininos. Resultado: a tendência ainda rola para o próximo inverno e nós já podemos consumi-la agorinha, pois o hit está, aos montes, em todas as coleções de inverno na porta da sua casa. Essa interpretação suave do plissado é um ótimo exemplo do que continua firme e forte!

Por outro lado, os designers sempre arrumam um jeito de desafiar o que já é sucesso, e de deixá-lo ainda mais interessante. Nesse caso, Givenchy e Ralph Lauren não perderam tempo! Olha que incrível o plissado de couro que ambas as marcas trouxeram para os seus desfiles. Aliás, só dá ‘no couro’ (de novo!). Como eu bem disse, as máxi-tendências insistem em nos rodear, mas sempre existem evoluções e deslocamentos oportunos. Nesse caso, o romantismo óbvio do plissado fica um pouco de lado e dá lugar a essa nova vertente (tão sofisticada quanto!) de peso. É ou não é muito apropriado para a estação do frio? Eu adorei! 




Amanhã tem número 2: peles !


Beijos e até lá !


terça-feira, 20 de março de 2012

Cavalgada cool !


Terminados os desfiles internacionais da temporada de outono inverno 2012|13, hora de iniciar uma nova etapa de descoberta e desvendamentos. O que será que (re)surge para o próximo inverno? Bom, como na última temporada de verão, preferi esperar NY, Londres, Milão e Paris encerrarem os trabalhos para que o caCOOL pudesse iniciar o seu (preferido, diga-se de passagem!). Desculpem-me as leitoras curiosas, mas cá estamos nós, finalmente, com a cabeça oficialmente mergulhada na próxima estação. Prontas?



O primeiro e relevante tema desfilado nas passarelas não é novo para a moda e nem para as consumidoras. Na verdade, ele é até familiar. Lembra, há aproximadamente três anos, quando o must have da estação era a tal bota de montaria? Pois tire ela do armário (se é que a guardamos!) e prepare-se para incorporar não só ela, mas outros tantos elementos eqüestres que amamos. O universo da equitação revelou uma cavalaria mais sofisticada do que a passada, e esse refinamento se deu, principalmente, pela abundância de tecidos nobres como o couro e pela impecável alfaiataria característica desse vestuário. Porte de cavalo! Menos óbvia e mais rebuscada, foi nessa vibe que YSL apostou. Por outro lado, teve gaúcho legítimo na Hermès (com direito a calça bombacha, chapéu e bota franzida) e country girl na Izabel Marant (com franjas por todo lado, bota cowboy e muito chamois). Aliás, essa imagem boho pop de Izabel tem tudo para se tornar o próximo hit entre tantas marcas a nossa volta que bebem desse DNA. Mais literal e, ainda assim, cool, Givenchy e Galliano cavalgaram na mesma direção e shape: calças johdpur, paletó ajustado, luvas e um toque típico da indumentária hípica vintage da Belle Époque. O nosso conterrâneo Pedro Lourenço acertou ao investir na imagem dos cavalos em sua famosa estamparia. Se a selva já estava solta nas t-shirts, tricôs e em outros prints florestais por aí, imagina agora?

Até a pele, tendência hit do atual inverno internacional, entrou no estilo jóquei de ser. Ao invés dela, é a crina do cavalo que aparece aplicada a casacos, mangas, golas e afins. O aspecto é interessantíssimo, além de garantir volume e movimento às peças quentinhas. A variação de cor é exatamente aquela dos cavalos: caramelo, preto, marrom e branco foram os tons-aposta da Fendi, Mulberry, Jason Wu e McQueen. Atenção, Fashionistas! Ninguém vai sair por aí cortando rabo de cavalo campo a fora, por favor! Assim como as peles, o cool é ser fake no ‘úrtimo’!



segunda-feira, 19 de março de 2012

Te espero lá !




Meninas, amanhã rola o tão esperado lançamento da coleção de inverno da Empório Bijux em Copacabana ! Se você mora por perto (ou não!), não pode deixar de conferir os acessórios lindos da marca e de passar a tarde comigo em um papo gostoso na loja da Santa Clara. Vou estar lá a partir das 16hrs para falar sobre as novas tendências em acessórios e para dar dicas de como usá-los nessa próxima estação. Não percam ! 

Beijos,
Carol Gama.




quarta-feira, 14 de março de 2012

Lançamento AREZZO | inverno 2012



Animem-se, cariocas! A Arezzo inaugurou ontem, terça-feira, a sua primeira flagship no Rio (dentre tantas lojas da marcas espalhadas pela cidade). A data especial contou com o lançamento da coleção de inverno 2012, além de um super coquetel para convidados e clientes Arezzo no seu mais novo (e nobre!) endereço: Ipanema. O caCOOL, é claro, foi até a Garcia D’ávila para cobrir o evento e a nova coleção especialmente para vocês!
Duas notas importantes! A primeira é sobre essa tal loja nova, que está linda e pede uma visita urgente das fãs da marca. É claro que, como boa flagship, ela vai contar com produtos e linhas exclusivas. Já a segunda, é sobre o mix de produtos da Arezzo nesse inverno, que está recheadíssimo de hits da estação. A variedade de slippers, modelos brilhosos e de sapatilhas-ícones da marca é imensa e tentadora. Materiais diferenciados como o glitter, o couro texturizado (o de cobra é o que há!) e as camurças poderosas fazem toda a diferença nessa coleção. 
Aliás, essa máxima vai além dos calçados e invade os outros acessórios também, principalmente as bolsas. As clutchs, pastas durinhas, bolsas-carteiro e outras de shape vintage estão lá, sempre acompanhando um divino par de sapatos. Outra boa dica do inverno da Arezzo é exatamente essa combinação entre sapato + bolsa da mesma linha. Cor, textura, estampa e outros detalhes podem, e devem, ser usados na mão e nos pés. Em época de ‘conjuntinhos’ na moda, vale migrar a tendência para os acessórios também. O visual merchandising da marca já nos propõe vários mix óbvios e atuais. Fique atenta! 
Outro elogio merece também a cartela de cores da coleção: elegante, clássica e arrebatadora. Preto, uva, vinho, marinho, camelo e metalizados (prata, dourado e rosê) são algumas das apostas certeiras para colorir ou neutralizar o seu look de inverno. Bom, segundo a Arezzo, o inverno 2012 vai ser recheado de plataformas esculturais, botas curtas, slippers, scarpins bonecas e aquelas sapatilhas que a gente ama! 


Fotos: Carol Gama.




segunda-feira, 12 de março de 2012

W.E love Madonna !


Que me perdoe a crítica americana, mas W.E, o novo longa dirigido por Madonna, é um filmaço! A trama ronda, paralelamente, a história de duas mulheres igualmente românticas, mas de épocas distintas: Wallis e Wally. A primeira é Wallis Simpson, a plebéia americana com dois divórcios no currículo e uma reputação duvidosa para a década de 30, mas que, ainda assim, veio a se tornar mulher de Eduardo VIII depois de ele abdicar do trono Inglês por ela e seu amor. A segunda, já em tempo atuais, é uma nova-iorquina obcecada pela história de amor desse casal e que se inspira na ‘xará’ para vencer seus medos e problemas no casamento . Aliás, aí vai uma dica! Se você não viu o ganhador do Oscar do ano passado O discurso do rei, veja. W.E (a inicial de Wallis e Eduard) é, nada mais nada menos, do que o outro lado da moeda sobre o escândalo amoroso que resultou na sucessão do trono inglês em 1936. Em O discurso do rei, Wallis é julgada pelo ponto de vista conservador da monarquia inglesa, que a enxerga como uma típica alpinista social. Já em W.E, a versão é da própria Wallis e do amor fugaz que existiu entre ela e o rei Eduardo VIII. Resumindo: duas interpretações de uma mesma história de amor que mudou a história de um país. O conto de fadas ou a política? Eu, obviamente, fico com o olhar da diva que, sempre transgressora, soube retratar uma mulher nesses ‘moldes’ maravilhosamente.
Mas onde fica a moda em meio a um filme que conta duas histórias tão profundas: a de um verdadeiro amor e a de um país? Não podia ser superficialmente, é claro. Nas décadas de 20, 30 e 40, a sociologia da moda não era diferente da de hoje, na verdade, ela era reflexo imediato dos avanços da sociedade e do comportamento da mulher moderna. Wallis, definitivamente, estava à frente do seu tempo. O figurino de Arianne Phillips é de tirar o fôlego e - acreditem - muito familiar. Comentei até com a minha mãe durante uma cena (dentre tantas outras!) em que ela veste camisa social com estampa barrada abotoada até o pescoço e óculos redondinho: “Que imagem de moda atual!’. Street style direto da máquina do tempo?  Atual que nada, nós é que estamos embarcados nessa deliciosa viagem sem volta. Se nas últimas e nessa temporada, os anos 20 chacoalharam seu decorativismo e os 30 e 40 resgataram os conjuntinhos, a cintura marcada e a camisaria masculina, o filme é, sem dúvida, um banho de informação fresca de tendências. É autêntico, não é genérico. Melhor do que mergulhar em sites bombásticos de street style para pesquisar referências 2012/13, é assistir ao filme W.E. É moda transgressora vestida por uma mulher que se comportava como tal.É (repito) de tirar o fôlego!


Trailer W.E- O Romance do Século.



quinta-feira, 8 de março de 2012

Um Dia Internacional da Mulher florido para você !




Que mulher não gosta de receber flores? Nesse dia especial para todas nós, o caCOOL celebra do jeitinho que a leitora gosta: com um post florido e recheado de inspirações para comemorar o Dia Internacional da Mulher em grande (e delicado) estilo. 

A estampa floral nos enfeita a todo tempo, seja na primavera (sua estação DNA) ou em outras épocas do ano aonde precisamos dessa leveza natural. Com a proximidade do nosso inverno, muitas marcas já desabrocharam suas coleções e os motivos florais também, como a Maria Filó e a Checklist. Com inspiração oriental e super feminina, a estampa agora viaja por essa tendência do outro lado do mundo. Se em outras temporadas nos deparamos com um buquê do miudo floral liberty, nessa, ele sai um pouco de cena e dá lugar a motivos maiores, exuberantes. A sensação é única e vibrante, como se a flor saísse da roupa para a vida real, em três dimensões. E elas são reais mesmo: fotografias digitalizadas e imprimidas em tecido, meninas! Em uma vertente menos tecnológica, as flores também aparecem com influência retrô: a estampa de margaridas da Prada é o que há de mais vintage. Uma única florzinha reproduzida várias e várias vezes em fundos delicados. De flutuar!

Se o assunto é estampado, não poderíamos deixar de citar duas (e opostas) maneiras de usá-los.  Misturar florais entre si pode ser um desafio tão prazeroso quando apostar em conjuntinhos, sabia? O primeiro requer um refinamento de bom senso e atrevimento - e só! Cores que se comuniquem, tamanhos alternados e até efeitos diferentes são boas dicas para quem quer se florir da cabeça aos pés com equilíbrio. O segundo, apesar de mais fácil produção, requer dupla personalidade: o look em uma só estampa pode parecer careta, mas a intenção é exatamente resgatar o passado e poder ser ‘mulherzinha’.  As fotos de street style nos mostram soluções bem reais para o probleminha. Daí, você pode aprender como organizar o seu jardim! Em tempos de Meninas Super Poderosas, hoje (pelo menos), podemos nos dar o direito de sermos delicadas, amorosas, e, simplesmente, mulher. Parabéns! 





quarta-feira, 7 de março de 2012

Pesquisa de Tendências | Slipper & Loafer




Há três invernos atrás, a moda já anunciava: melhor do que se inspirar na indumentária masculina, é poder roubar peças do closet do namorado. Lembra da calça boyfriend? E do sapato oxford? Esse, mais precisamente, demorou a ser aceito pelas consumidoras brasileiras. A verdade é que algumas ainda associam sensualidade e charme apenas a pele de fora, roupas justas e salto alto. Dá para ser feminina incorporando peças masculinas, sim! Lembro do meu primeiro par de oxford (de verniz P&B) que adquiri na Leeloo em 2009 e do estranhamento que ele causou a alguns. Até de Micheal Jackson fui chamada, mas como boa fã do Rei do Pop, nem liguei! Enfim, gosto não se discute. Mas moda sim! Quatro temporadas depois, o oxford se disseminou e perpetuou: nesse verão, quem não apostou em um  único par no seu mix de produto, saiu perdendo. Mas se antes o modelo social e formal era o queridinho das fashionistas, agora ele dá lugar aos mais descontraídos slippers e loafers.


O modelo sem cadarço e salto é uma variação do mocassim e daquele sapatinho de ficar em casa, sabe? O resultado desse mix atual é, nada mais nada menos, do que conforto puro. A febre das sapatilhas muito se deu exatamente por esse fator, e é por isso que os loafers têm tudo para fazer a cabeça (e os pés) da mulherada. Lá fora, ele já é sensação e, por aqui, algumas recém-lançadas coleções de inverno já confirmam o seu sucesso, como por exemplo, na Mr. Cat e na Renner. Apesar da tendência ter nascido no friozinho, o modelo é super democrático. As produções de rua são espelho dessa versatilidade: ele vai bem com calça, saia ou shortinho. E se o formato do sapatinho é masculino, fica por conta de estampas charmosas, brilhos e texturas, garantirem a feminilidade necessária à peça.  Onça, cobra, glitter e taxas são algumas das mais pedidas e LIN-DAS!


Será que vai pegar? Eu já peguei.
Beijos, Carol Gama.



terça-feira, 6 de março de 2012

Niterói em Moda !





Se você trabalha com o mercado de moda na nossa vizinha Niterói e anda carente com a falta de eventos do setor por lá, seus problemas acabaram! A segunda edição do Niterói em Moda, que acontece de sexta a domingo, leva até ao Casarão de Charitas desfiles, palestras e um super salão de negócios com a presença de marcas-ícones da cidade. Nos moldes do Fashion Business e do Rio-à-Porter no Rio, o evento idealizado por André Mendes, conta com a participação de grandes nomes da moda e de Niterói, simultaneamente. Alzira Andrade comanda a assessoria de imprensa, Zizi Ribeiro assina a produção de moda dos desfiles e marcas como Agilitá, Maria Bonita Extra, Dress To e Reserva cruzam as passarelas. Além disso, os lojistas da cidade e de todo o Estado poderão conhecer as novas coleções de inverno 2012 das marcas expositoras e garanti-las desde já. O tema do evento, mais de acordo impossível: o Niterói em Moda homenageia os atletas que levaram para todo o mundo o nome e a beleza da cidade. Em tempos de Copa e Olimpíadas no nosso país, Niterói tratou de reverenciar seus cidadãos ilustres e que tanto fizeram pelo Brasil. Confira o line-up do evento aqui, porque mais novidades, o caCOOL trás em primeira mão com a cobertura do evento.

Feira de Negócios NM
Dia 9 de março (sexta-feira), das 14h às 21h
Dia 10 de março (sábado), das 14h às 22h
Dia 11 de março (domingo), das 14h às 19h
9/03, sexta-feira
19h: Palestra de Valéria Delgado, coordenadora do SENAI Moda e Design, sobre “A Moda e Indústria Criativa nos séculos XX e XXI”. Duração 1h.
10/03, sábado
Line-up de desfiles
17h:
CANTÃO
ZERO ZEN
TOTEM
19h:
MARA MAC
AGILITÁ
DRESS TO
21h:
LENNY
RESERVA
MARIA BONITA EXTRA
11/03, domingo
14h: Talks shows sob mediação da jornalista Lu Catoira, com participação de:
Ana Carolina Soares, autora do blog Hoje vou assim off
Cadu Lacerda, da empresa Finxi Technologia
Cesar Coelho Gomes, empresário e dono da Swains
Evelyn Bonorino, diretora da empresa Evelyn B – Consultoria e Informação de Moda e Beleza
Local:
Casarão de Charitas – Rua Prefeito Sylvio Picanço, 679

quinta-feira, 1 de março de 2012

Guia de Compras : Cidade Maravilhosa !






Hoje, dia 1 de março, é aniversário da nossa cidade maravilhosa! Por isso, nada mais justo para celebrar a data especial, do que um super Guia de Compras com peças e marcas que são a cara da nossa cidade, né não? Aqui vai um post carioquíssimo (saído do forno quentinho da cidade 40 graus na sombra!) para você incorporar o lifestyle descontraído, espontâneo e relax do Rio. Dessa vez, os homens também entraram na brincadeira, até porque, se a garota é de Ipanema, o menino é o Rio. Duas figuras importantíssimas da alma e cultura do povo brasileiro, o casal carioca é ícone de beleza natural aqui e no mundo! Havaianas, Farm, Reserva, Richards, Totem e outras mais, foram as escolhidas para vestir o nosso guia comemorativo, exatamente porque são algumas das marcas que a galera daqui consome e se identifica. Como a época é de transição nas lojas, tem opção de liqui (em conta como a gente gosta!) e novidades das coleções de inverno (que a gente também ama!). Aproveitem o Guia - maleável, malandro e inspirador -, a nossa cidade e o finalzinho do verão, porque as águas de março já já vão chegar para fechá-lo com chave de ouro!



Fica também um vídeo inspirador que compartilhei na Fan Page do caCOOL essa semana. Se você nos curte por lá, já teve o prazer de assistir, se ainda não, tá esperando o que? É só clicar aqui. O mais curioso do ‘The City of Samba’ não são as lindas imagens (já que essas a gente tem o prazer de vislumbrar todo dia, Santo dia!), mas sim a perspectiva dos gringos que assinam a filmagem, concepção e edição.  Não é que a visão é carioca da gema? E ainda retrata essa época inigualável e tão amada por todos: o iluminado verão. É para se maravilhar!


The City of Samba from Jarbas Agnelli on Vimeo.


Beijos,
Carol Gama