sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rolé COOL - Dress to - lançamento verão 2012



Na onda dos lançamentos de verão, ontem foi à vez da romântica Dress To se aventurar na estação preferida das brasileiras. E foi uma aventura e tanto! Em uma viajem inspiracional até o Vietnã, a equipe de estilo encontrou referências multicoloridas e éticas: características inseparáveis das tendências do verão 2012.  Essa mistura cultural deu liga, e o resultado foi uma coleção bem coesa e encantadora, desde as lindas estampas até a riqueza dos handmades. E mesmo falando de uma faceta mais rústica, a Dress To a explorou com uma sofisticação invejável de tecidos e shapes, aliás, esses se comunicam com perfeição. Acho muito interessante a viagem que as tais tendências fazem para se encaixar no perfil das marcas, porque é óbvio que a menina Dress To não vai sair por aí com color blocking de cores primárias e fortes demais, pelo ao contrário, os blocos de cor na cartela da marca inspira tons lavados e cítricos. Aliás, a etnia lá também não tem absolutamente nada a ver com a ‘mulher soltando a fera que tem dentro dela’, ela é abordada em estampas geométricas coloridas com efeito de tapeçaria texturizada. A cartela parece uma salada de frutas tropicais: laranja, goiaba, verde lima e vermelho - sempre em contraste com os tons suaves das flores nas paisagens paradisíacas. Os maxi-vestidos vaporosos, saias longas e pantalonas fluídas agregam o espírito jovem e de liberdade que essa menina viajante carrega! O verão é alegre, artesanal, romântico e cheio de riqueza nos detalhes, seja na aplicação de renda nas batas ou no visual merchandising : a garrafinha de água, o lookbook e a nova sacola estão lindas!

Se depender da Dress To, o oriente está bem representado por aqui!

Confiram as fotos :








p.s : não deixem de conferir o novo site da Dress To, que também entrou no clima da nova coleção !




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Luz, câmera, video teaser !


                                      Teaser internacional : lançamento do site do estilista Jean Paul Gaultier

Não estou nem perto de ser uma expert em marketing, mas sempre me interessei e pesquisei sobre, principalmente porque acho fascinante a maneira que os geniais publicitários abordam conceitos e os transformam em vendas reais. Na moda, as estratégias de marketing alcançaram níveis tão interessantes, que estudá-las tornou-se fundamental para quem estuda moda contemporânea. Afinal de contas, alguns desses produtos são totalmente irrelevantes em nossas vidas, mas esses crânios fazem com que eles virem necessidade para nós, tudo através da promoção do tal lifestyle. O consumo dos produtos é obsoleto, mas o conceito que eles transmitem não! E no fundo, é exatamente isso que consumimos. Bom, aí veio a internet, globalização, redes sociais e conseqüentemente, as 'perigosas' novas mídias (incluindo blogs!). E olha que beleza: o seu consumidor está apenas há um clique de você! Espertos os que mergulharam nessa onda. Além disso, uma maneira específica de pré-divulgação das coleções, promoções e afins, tem me chamado muito atenção: o desenvolvimento de vídeo teasers. Teaser? What a f^%$& ???? É isso mesmo, o termo em inglês é bem literal quanto ao seu sentido real: provocar. Esses mini vídeos que estão sendo MUITO divulgados por aí tem o objetivo de chamar a atenção para determinado assunto, no caso da moda, normalmente eles acontecem como um pré- lançamento das campanhas, editoriais e coleções- aí entram os making offs, moods... A intenção é acender àquela luzinha no coração do consumidor, para que ele mergulhe desde já no clima da estação, no tema abordado, e é claro, nas peças. Além de criativo, é entretenimento. E como eu disse, baste um clique para você mergulhar nesse 'mundo' proposto pelas marcas. Então, é só clicar!
p.s: vocês podem conferir o teaser do inverno 2012 Mulberry no post 'Os ventos frios que sopram de lá...'e o da Belanciaga no post 'Ventos frios e frescos!'...




                                 Farm - coleção 'Eu quero festival' verão 2012




                                               Mixed - coleção 'Una Ventana' verão 2012


                                            Checklist - coleção 'Momentos' verão 2012


                                         Schutz - coleção 'Takes you ro Ibiza' verão 2012



                                            Melissa - coleção 'Power of Love' verão 2012



                                          
                              Espaço Fashion : coleção 'Paraíso' verão 2012





Agilitá Fabulous - lookbook verão 2012





                                                      Agilitá - lookbook verão 2012




terça-feira, 26 de julho de 2011

Yves 'Azul' Klein



Por trás de uma grande tendência sempre há um embasamento forte também, principalmente em movimentos e/ou referências artísticas. E aqui mergulho eu, mais uma vez, a fim de desvendar essas associações. Na verdade, hoje eu mergulho em um mar profundo e de tom azul profundo também. O tal azul Klein virou hit e conseqüentemente desejo imediato entre as fashionistas. O que poucos sabem, é que o tal tom azulado recebeu esse nome em associação ao pintor Yves Klein, que até o patenteou com o nome International Klein Blue. O pintor nasceu em Nice e depois de rodar o mundo se estabeleceu de vez em Paris (e não seria?). Foi lá, junto ao amigo e também pintor Arman Fernandez , que ajudou a fundar o movimento artístico Novo Realismo por volta da década de 60, e se afirmou como precursor da arte contemporânea. As obras de Yves Klein são providas de certas peculiaridades: adepto das pinturas performances (aquelas com intervenções do pintor com o meio), ele ficou conhecido mesmo pelas telas monocromáticas, quase que exclusivamente produzidas nesse tom de azul profundo.



Já o denominaram azul bic (aquele mesmo da caneta!), mas na essência o azul Klein é um pouco mais claro e frio, e desde o último inverno ele já rondava as cartelas de cores das grandes marcas. Mas a verdade é que depois do color blocking via Prada e até mesmo da aposta em looks minimalistas e monocromáticos, ele chegou para ficar - de maneiras opostas, mas igualmente interessantes!Muitos designers que desfilaram no NY Fashion Week o utilizaram, e não demorou muito para ele cair nas graças dos estilistas brasileiros, exemplo do Fashion Rio. O que importa é que como qualquer tom intenso, alguns cuidados precisam ser levados em consideração ao utilizá-lo. Mas nesse caso, o bom senso já basta, já que o azul Klein transmite elegância, contemporaneidade e fica bem com todos os tons de pele. Além disso, gosto dele de todas as maneiras: seja pontuado em acessórios, mixados a tons neutros, em looks monocromáticos ou até incorporado em colors blockings. Ele é universal e democrático, como a essência do artista.



Aí vão alguns exemplos de streetstyle, aqui e lá. Para se inspirar!



E não é que essas 'tais' artes se comunicam mesmo (sem querer?). O difícil é saber quem inspira quem. Aí vai uma aplicação do Azul Klein agora no desing de interiores. Ops, e color block também !




Beijos, Carol Gama.

Comunicado!

Galera, infelizmente quando trabalhamos com tecnologia, estamos sujeitos a contratempos! Foi exatamente o que aconteceu ontem no meu notebook: apagão total. Por isso, vou ter que interromper o cronograma dos posts dessa semana, e acrescentar outros assuntos nos quais eu não dependa das fotos que estavam no outro pc ou dos textos já prontos. Então, não estranhem se os assuntos não forem se interligando (mania e exigência minha), prometo que eles serão salpicados, mas logo depois todos linkados! É isso. Adianto que o clima moda+artes ainda estará no ar: dança, pintura, cinema, design. Não necessariamente nessa ordem.

 Foi mal aê!

Inspiração do Dia



fonte: google.com

domingo, 24 de julho de 2011

R.I.P, Amy !



Vamos deixar que os jornais especulem sobre a causa da morte e o vício doentio de Amy Winehouse, porque como grande admiradora da sua música (não da pessoa!), esse lado obscuro e feio que de alguma maneira se tornou inseparável da cantora, ficará sempre em segundo plano para mim. Fico mais feliz em falar da sua boa contribuição ao cenário musical e artístico, e da estética nada convencional que ela somou ao mundo fashion. Aqui o espaço é meu, e o caCOOL vai celebrá-la!  E como moda e música sempre andaram lado a lado (lembrem-se: moda é comportamento), não me surpreende que a cantora londrina tenha influenciado, e MUITO, nossa maneira de vestir nos últimos anos, mesmo que imperceptivelmente. Se o som de Amy estava em voga, indiscutivelmente, o seu estilo também.


Apesar de um visual incomum e atual, Amy sempre resgatou referências vintage no seu look (assim como na sua música). O estilo lady like típico dos anos 50 e das pin-ups eram as inspirações preferidas da cantora, que ainda sim, não deixava sua pegada ‘punk london’ de lado, vista nas tatoos excêntricas e no make carregado. O resultado dessa brincadeira era nada mais nada menos que pura cultura pop, incrementada em estampas clássicas como pois e xadrez vicky, florais multicoloridos e em todos os tons vivos que faziam parte do seu guarda roupa.A verdade é que os míni vestidos (o novo cocktail dress para as fashionistas) e os mega cintos utilizados para marcar a cintura foram popularizados pela própria, e viraram uniforme entre as teenages mundo a fora - aqui no Brasil nem se fala!


Fora tapete vermelho, Amy era isso aí: menos mulherão e super despojada. Ela desfilava sua magreza especialmente em looks muito básicos, como o bom jeans skinny surrado e a t-shirt branca. Sem falar em seu par de sapatilhas de balé preferido, o que inusitadamente garantia um ar romântico aquela que se denominavam como ‘porra louca’.


A verdade é que mesmo despretensiosamente, Amy alcançou o status de ícone fashion. E na maioria das vezes, é exatamente assim que eles surgem (exceto Lady Gaga). Aposto que Amy colocava a primeira calça velha para comprar pão, e o cabelo ‘ninho de passarinho’ era conseqüência da sua não vaidade. Ela era real, não era montada.


E o melhor dessa tão trágica história, é que os mesmos que jogam tomate e adoram criticá-la pelo seu vício, são os mesmos que sobem em peep-toes altérrimos, esfumaçam o olho de preto para sair à noite, pintam a boca de vermelho e usam saia de cintura alta com cinto. Santa inocência!


Ah! Sem falar naquelas que usam Chanel e acham o estilo ‘Amy de ser’ sujo demais. Sir Lagerfeld a usou como inspiração em seu desfile pré fall em 2007, e provavelmente o que elas veneram nas vitrines de Paris, nasceu em um buraco sujo de Camden Town em Londres. É o ciclo da vida, ciclo da moda.


R.I.P, diva. Da música e da moda.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projeto Novos Talentos - Mantô



A marca curitibana Mantô está estimulando a criatividade dos novos talentos e apoiando a inserção desses no mercado (o que é uma tarefa difícil!). Como eu adoro parcerias bacanas e principalmente aquelas que aproximam a marca do seu público-alvo, topei participar da divulgação do concurso! Afinal de contas, também sou recém-formada e sei como esse incentivo é fundamental para quem está começando.
Bom, vamos às regras do projeto: você precisa criar um look de INVERNO para complementar o mix de produtos da marca. Ou seja, nada de conceito demais, galera! Os 5 looks vencedores serão produzidos pela Mantô e vendidas nas lojas, por isso, lembrem-se que essas peças precisam ser comerciais e de acordo com a identidade da marca. A minha dica é fazer uma pesquisa básica sobre os produtos que a Mantô vende, para que as criações não fujam da sua proposta  - já adianto que a mulher Mantô é super feminina, romântica e moderna! No link da inscrição você vai encontrar todas as especificações para a criação, como os tecidos que devem ser utilizado, a cartela de cor, e o principal, o board de inspiração com o tema da coleção. O inverno 2012 da Mantô se resume a uma viagem do Ocidente até o Oriente, por isso, referências desses dois ‘mundos’ repleto de diversidades culturais se encontram, criando assim um ‘Japão ocidental’.


É uma ótima oportunidade para os novatos se profissionalizarem, porque além de incrementar o portfólio e o currículo, você também terá participação nas vendas do produto! E tem mais: os looks serão fotografados no editorial de inverno 2012 da Mantô!
Agora é só cruzar os dedos!
Boa-sorte!

p.s: a imagem do Projeto Novos Talentos ficará aqui no blog como link, basta clicar que ele te redicionará para o site da marca com todas as informações do concurso!


Patrocínio

terça-feira, 19 de julho de 2011

Rolé COOL - Espaço Fashion : lançamento verão 2012



Nessa terça-feira, a marca mais querida das meninas-moças brasileiras lançou sua coleção de verão 2012 nas lojas do Rio - eu atravessei a rua e fui conferir no Rio Design Barra (como boa cliente que sou). A minha relação com a Espaço Fashion é daquela típica de cliente que cresce com a marca, e ontem eu pude oficializar essa evolução, já que há tempos eu não me identificava tanto com uma coleção de lá. Bom, parece que para essa estação a equipe de estilo acertou a mão de vez: nem menina demais, nem mulher de menos. Assim como eu, a Espaço (para os íntimos!) alçou novos vôos! O resultado desse amadurecimento ultrapassa modelos mais comportados ou peças-desejo da tendência, quer dizer, desejo sim! Mas dessa vez, as peças são exatamente o que as clientes desejam consumir, pois elas traduzem o ‘nosso’ lifestyle atual: responsabilidade de mulher com descontração de menina. A questão é menos visível e mais subconcientizada, vista não só na escolha do tema da coleção, mas principalmente, na maneira de abordá-lo. Intitulada ‘Paraíso’, a coleção da EF propõe uma intensa reflexão do que é paraíso para nós. Ao mesmo tempo em que é super subjetivo, o tema em minha opinião é super pé no chão, já que cada vez mais procuramos refúgios em meio a tanta loucura urbana. Essa é a proposta: leveza, escapismo, aconchego e relaxamento. Tudo isso na praia, é claro! Afinal de contas, o DNA é carioca. Conceitos de lado (não resisto!), as peças traduzem o mood paradisíaco em tecidos leves e com transparência, na rusticidade da cartela e dos handmades, na junção do urbano-hippie-chic e na brisa praiano tropical das estampas à La McCartney - encaixe perfeito no total white e color blocking. A inspiração é étnica e tropical simultaneamente, da terra e da praia, tipo litoral africano! E vocês devem estar se perguntando: ‘E o desfile?’. A coleção nas lojas refresca bem mais do que a coleção na passarela, isso é fato. O clima calliente dos tons avermelhados que reinaram no Fashion Rio apenas pontuam algumas peças das araras, mais a ver com um clima de pôr-do-sol do que qualquer outra coisa. É isso, a coleção é mais fresca para os consumidores. Eu gosto mais!
Confiram as fotos que cliquei por lá e não fiquem só vidradas nelas, vale a pena ver ao vivo!













Encontro das Artes


Dança com a estampa de Alexandre Herchcovith desfilada no SPFW.

Como boa curiosa das artes que sou, fico encantada quando vejo alguma interatividade inovadora entre elas. As mais comuns ‘moda + fotografia’, ‘moda + design’ e ‘moda + música’ nos rodeiam e acontecem a todo tempo, afinal de contas, elas se alimentam como uma cadeia. Foi aí que me deparei com uma linda matéria na Folha de São Paulo há mais ou menos três semanas, aonde um encantador editorial foi desenvolvido ao unir os dois assuntos que mais amo no mundo: moda e dança. A matéria especial abordava a reinauguração do Theatro Municipal de São Paulo, e para ilustrar o acontecimento cultural, a revista mensal Serafina tratou de matar dois coelhos com uma cajadada só, já que o SPFW (outro acontecimento tão cultural quanto) acabava de acontecer na cidade. Bom, o resultado foi essa união inseparável (pelo menos para mim) explorada em um ensaio exclusivo aonde os integrantes do Balé da Cidade de SP posaram/dançaram vestindo incríveis estampas desenvolvidas por grandes estilistas e marcas como Alexandre Herchcovith (todas fresquinhas, direto das passarelas nas coleções de verão 2012!). Com comunicação perfeita e nada comum, as fotos clicadas por Rogério Cavalcanti estrelam os bailarinos da companhia em imagens que misturam movimentos de corpos e tecidos, além das opostas sensações que as estampas transmitem em brincadeira com as sensações dos próprios movimentos. Brincadeira séria, inspiradora e principalmente, inovadora, dessas que não me fazem me sentir sozinha. É bem por aí!
A estamparia com efeito de tapeçaria floral da Osklen.
A etnia sofisticada na moda praia da Cia. Marítima

O surrealismo e as pinceladas coloridas na estampa da Amapô.


Delicadeza fluída nos pássaros de Lino Villaventura.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rolé COOL - Animale : lançamento verão 2012

Ontem rolou o lançamento da coleção de verão 2012 da Animale, e eu fui ao shopping Fashion Mall, convidada pela gerente da loja Carla Garan, conferir e trazer as novidades para vocês. A coleção com sopro de veraneio sofisticado idealizado por Priscilla Darolt vocês puderam conferir no SPFW, quando a marca desfilou o seu verão intitulado de Côte d’Azur. Aliás, nós analisamos aqui no blog! Mas a curiosidade que sempre ronda os consumidores é se as peças do desfile vão para as araras das lojas. No caso da Animale a resposta é sim, porque a coleção desfilou diversas referências urbanas e contemporâneas, o que refletiu em um verão super comercial – paetizados, transparências, handmades, alfaiataria confort, navy classicamente repaginado e o clima ‘praia chic’ desembarcaram direto de Saint-Tropez para as areias do Rio! Além disso, é notório que a cara (não a identidade!) da marca mudou com a chegada de Priscilla na criação, e o resumo dessa obra é uma Animale amadurecida e mais original. Bom, tudo isso (e mais um pouco!) a Carla Garan explicou para gente: como essas mudanças foram recebidas pela cliente da marca e tudo sobre o ar leve de ‘balneário francês’ que inspirou a coleção.

Confiram o vídeo do nosso rolé na loja da Animale com a super entrevista de Carla Garan :




Confiram os cliques da nova coleção de linda cartela de cor e sofisticação de materiais :

De Animale

De Animale
De Animale
De Animale
De Animale
De Animale


Semana de Moda Masculina - Milão - Verão 2012


O caCOOL é democrático como a moda, e é claro, tem para todos os gostos! Por isso, hoje vamos analisar o que rolou nos desfiles da Semana de Moda Masculina de Milão, realizada há duas semanas na capital da moda Italiana. A semana é uma das mais importantes do mundo, já que grandes nomes desfilam por lá, como Armani, Prada, Louis Vuitton e outros. O verão 2012 foi desfilado durante quatro dias, e agora você confere a minha visão enxugada do que rolou e as apostas para a indumentária fresca masculina!
No sentido horário : Armani, Dolce&Gabanna, Jean Paul Gaultier e Gucci. Apostas nos tons neutros em shapes slim.

O que mais me chamou atenção na abordagem dos estilistas para o verão 2012 foi a dualidade das cartelas de cor. Essas apareceram, na maioria das vezes, divididas em dois blocos: cores neutras e cores vibrantes. A aposta nos tons urbanos não é novidade para a moda masculina, já que se espera e se produz mais formalidade para eles. A verdade é que o preto e os tons  acinzentados agregam simplicidade, sofisticação e masculinidade aos looks. Menos afetação e mais business: é isso!


Cores vibrantes nos looks masculinos fomaram 'color blocking' interessantes : Chistian Lacroix e Erico Coveri

Por outro lado (como no feminino), é natural que sempre nasça uma ‘contra-tendência’, ou seja: se há sobriedade de mais, alguém trata de respingar cores na passarela. Foi o que aconteceu em Milão - criou-se vida a partir de um dia chuvoso e entediante. Esse efeito não é novo e muito clichê, apesar de imperceptível aos olhos dos consumidores. Bom, o que interessa dizer é que para o próximo verão, esses respingos de cores vêm fortemente coloridos até para os homens. Color blocking neles!

Estampas alegres na Prada e no Roberto Cavalli.
Os desfiles exploraram os blocos neutros e o mergulharam em um Pantone de vigor. E para aqueles que acham tal aposta extravagante demais, saibam que os designers tomaram total cuidado ao mixar esses dois blocos, o que criou looks fielmente usáveis e interessantes. As listras estão mais vivas no Cavalli e o liberty floriu de vez o guarda roupa masculino segundo a Prada. O vermelho, alaranjados e salmonados foram os responsáveis pelo frescor quente de verão, além dos azuis aguados e verdes piscina. Tudo na medida!

Os tons de vermelho e alaranjados foi o preferido dos designers para colorir o verão, como Lanvin e Paul Smith.
O shape slim ainda é o preferido! A novidade são as calças afuniladas e dobradas ao estilo ‘pescador’, o que confirma que o homem realmente deixou o escritório de lado e foi aproveitar o verão nas praias. Pelo menos, a atitude é essa! A alfaiataria ainda brinca com o sportswear, e na minha opinião, essa é uma contraposição que sempre conversa original e perfeitamente.

O que concluí ao pesquisar os desfiles masculinos de verão 2012, é que de fato, o homem está perdendo o medo de ser sutil e feminino. E mesmo que os clássicos ainda sejam os preferidos, eles estão percebendo que alegrar o armário é alegrar-se também. Melhor momento para isso do que o verão, impossível. Ah, o verão!


fonte fotos: vogue.uk.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011